Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora

Indústria 4.0: Nexans associa-se à Schneider Electric

O Instalador10/03/2021
O programa-piloto teve início em 2020 e os primeiros resultados serão divulgados no quarto trimestre de 2021.
foto

A Nexans associou-se à Schneider Electric num programa conjunto para impulsionar a sua estratégia digital.

O objetivo é acelerar a transformação da Nexans numa empresa impulsionada por dados claros, enriquecedores e processáveis, como base para melhorar o seu rendimento empresarial, segurança e flexibilidade.

A digitalização das suas fábricas aperfeiçoará ainda mais a eficiência das linhas de produção, permitirá uma manutenção preditiva e reduzirá as emissões de carbono. Também contribuirá para o compromisso do Grupo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. Os clientes dos produtos e serviços de cabo da Nexans beneficiarão do programa através de uma maior disponibilidade dos produtos.

A Nexans decidiu colaborar com a Schneider Electric após testemunhar o êxito do seu programa de transformação digital em mais de 115 localizações em todo o mundo.
A aplicação da filosofia 'Think big. Act small. Scale fast' levou a resultados impressionantes, incluindo uma redução de 80% no tempo de manutenção, através da implementação de soluções de manutenção preditiva; e ainda uma redução de 15% nos custos de energia.
“Na Nexans já adotámos a digitalização em muitas áreas do nosso negócio, utilizando impressão 3D, Big Data e realidade virtual. Agora é o momento certo para levarmos a nossa estratégia digital ao próximo nível, para que os benefícios possam fazer-se sentir nos nossos ativos industriais em todo o mundo”, afirmou Christopher Guérin, CEO da Nexans.
“A parceria com aSchneider Electric permitir-nos-á avançar rapidamente na área das oportunidades da Indústria 4.0, e aproveitar a sua presença global e a sua tecnologia para implementar soluções em todas as nossas localizações e acelerar a nossa neutralidade de carbono”, acrescenta.
“A Schneider Electric está a apoiar a transição para um mundo mais elétrico e digital que fará frente aos desafios da crise climática”, comenta Christel Heydemann, Executive Vice President, France Operations da Schneider Electric. E adianta: “estamos orgulhosos de nos tornarmos o parceiro digital da Nexans para a sua eficiência operacional e sustentabilidade. Graças à nossa plataforma EcoStruxure, ajudaremos a Nexans a tomar decisões baseadas em dados para aumentar o rendimento do seu negócio e alcançar a neutralidade de carbono”.
A inovação industrial atual é alimentada por softwares e análise de dados potentes, o que aumenta tanto a produtividade como a sustentabilidade.
A plataforma EcoStruxure da Schneider Electric dota as empresas industriais de uma visão centrada na compreensão dos dados operacionais e de processo e permite partilhar, de forma exclusiva, os dados das aplicações, a supervisão em tempo real e as funções conjuntas. Isto leva a melhorias mais rápidas no rendimento operacional, a um melhor controlo de qualidade, à redução da utilização de energia e matérias-primas, a uma manutenção mais eficaz e a uma maior rentabilidade.

A colaboração da Nexans com a Schneider teve início em outubro de 2020, com um diagnóstico local a duas fábricas-piloto na Europa. Centrou-se na monitorização da utilização da energia e na manutenção preditiva com base na condição.

O objetivo era identificar iniciativas de melhoria que permitissem um retorno do investimento em menos de três anos. 

A nível global, o programa-piloto também avaliou a atual tecnologia de informação e tecnologia operacional da Nexans, de modo a estabelecer os melhores sistemas a implementar no futuro.
A conclusão da avaliação de diagnóstico das duas instalações será utilizada para desenvolver um plano a longo prazo para levar a cabo a transformação digital num número significativo de fábricas da Nexans em todo o mundo.
Tektónica 6 - 9 de octubroJaba: tradução 4.0Panasonic: apenas 779 mmAll things energy forum 2 - 4 / 06 / 2021Climamed Lisboa 11th and 12th May 2021Vulcano: garantir o seu futuro faz parte de Vulcano soluções solares térmicasBosch: nova gama de ar condicionado Climate 3000iAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial