Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Hidrogénio verde e a amónia como combustíveis sustentáveis na navegação

O Instalador22/03/2021
A associação ZERO quer Portugal a defender este caminho e como pioneiro na implementação da tecnologia.
Imagen

Na Europa, o transporte marítimo é responsável por cerca de 13% das emissões de gases de efeito estufa no setor dos transportes.

A União Europeia (UE) deve promover o uso de hidrogénio verde e amónia por navios na legislação que tem em preparação sobre combustíveis marítimos.

Esta é a mensagem que os ambientalistas e principais agentes da indústria naval fizeram chegar à Comissão Europeia, que irá lançar a iniciativa marítima FuelEU em abril. Esta iniciativa visa aumentar o uso de combustíveis alternativos mais sustentáveis na navegação e nos portos europeus.

Numa carta* enviada ao Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e a três Comissários, a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), de que a ZERO faz parte, e várias empresas de navegação e comércio marítimo (incluindo a DFDS, a CMB, a Viking Cruises e a Trafigura), apontam o hidrogénio verde e a amónia como combustíveis sustentáveis na navegação ??e passíveis de serem produzidos em quantidades suficientes para a descarbonizar.

Por outro lado, na mesma carta, os subscritores declaram que os biocombustíveis não oferecem uma alternativa sustentável para o transporte marítimo, já que os biocombustíveis tradicionais têm mais emissões implícitas que os combustíveis fósseis, e os avançados, que poderão fazer reduzir as emissões, não terão produção em quantidade suficiente.

Por isso, a UE na iniciativa FuelEU, em lugar de promover o uso de biocombustíveis, deve enviar um sinal claro aos potenciais investidores para se concentrarem em hidrogénio e amónia baseados em eletricidade renovável.

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente é clara na sua posição: “o hidrogénio verde e a amónia oferecem um futuro limpo para o setor do transporte marítimo. A UE deve por isso proporcionar à indústria marítima a confiança necessária para os investimentos requeridos, exigindo aos operadores marítimos do comércio europeu esta mudança progressiva”.

Mundialmente, serão necessários 1,4 biliões de euros em investimentos para produzir hidrogénio verde e amónia para a indústria naval em quantidade suficiente**.

A Comissão Europeia deve aproveitar esta oportunidade para criar novos empregos e apoiar um crescimento económico sustentável em linha com o Pacto Ecológico Europeu.

Ao contrário dos biocombustíveis avançados, o hidrogénio verde e a amónia podem ser escalados para atender progressivamente à procura de energia da indústria marítima global, e mesmo os maiores navios podem ser movidos por estes combustíveis. É chegada a hora da Comissão Europeia mudar o enfoque nos biocombustíveis ‘rápidos e sujos’ para alternativas verdadeiramente sustentáveis.

O hidrogénio verde e a amónia são a solução que se divisa, pois representam uma propulsão zero em carbono e podem ser produzidos em quantidades virtualmente ilimitadas.

Atualmente ambos são muito caros em comparação com os combustíveis fósseis, mas os custos de produção reduzir-se-ão com economias de escala. Para justificar grandes investimentos em eletrolisadores para produzir hidrogénio verde e em produção de amónia pela indústria, a política europeia de combustíveis marítimos deve enviar um sinal claro aos investidores sobre a procura destes combustíveis no futuro, fazendo-os concentrar neles e nas respetivas tecnologias de propulsão.

Francisco Ferreira, Presidente da ZERO, defende que “a produção de hidrogénio verde e de amónia em Portugal para descarbonizar a grande movimentação portuária do nosso país, aliada à adaptação ou construção de navios movidos a estes combustíveis, deve estar na frente das prioridades da implementação da nossa Estratégia Nacional de Hidrogénio”.

* https://www.transportenvironment.org/sites/te/files/publications/2021_03_Joint_industry-NGO%20letter_shipping.pdf

** https://www.globalmaritimeforum.org/news/the-scale-of-investment-needed-to-decarbonize-international-shipping

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial