Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Canais QMAX Neo no aeroporto de Palma de Maiorca

ACO26/03/2021
O Aeroporto de Palma de Maiorca (PMI) reabriu a pista norte (06L-24R) no final de 2020, após a conclusão das obras de regeneração do pavimento; algumas obras onde intervieram as empresas MAB Obras Públicas S.L e Sampol Ingeniería y Obras S.L. e que contaram com a assessoria do departamento de engenharia da AERTEC.
Imagen

A pista, com 3270 metros de comprimento e 45 metros de largura, passou a contar também com quase 6000 metros lineares do novo canal de drenagem de alta capacidade ACO QMAX NEO para captação e evacuação de águas pluviais e residuais.

Para garantir que a pista norte do aeroporto de Palma de Maiorca está de acordo com os mais elevados padrões de segurança e fiabilidade operacional, a AENA encomendou a realização de diversas ações, como a substituição de todo o balizamento e sinais luminosos existentes por LED e a renovação do pavimento da pista.

No primeiro caso, a medida procurou melhorar a eficiência energética da infraestrutura aeroportuária e, no segundo caso, com a reforma do terreno, adequando as suas faixas e construindo duas pistas de saída rápida para aeronaves.

Para aumentar a segurança nas pistas dos aeroportos, o sistema de drenagem de águas pluviais também foi renovado para evitar o alagamento das mesmas, principalmente durante operações em áreas em condições de chuva.

Este novo sistema de evacuação de água foi realizado com 8000 metros lineares de canais de drenagem de capacidade máxima, na sua maioria correspondentes ao novo modelo ACO QMAX 300 NEO.

Este sistema é caraterizado por um design do canal em forma circular com um diâmetro de 300 mm. Garante a captação e canalização das águas pluviais e residuais de até 550 l/s sem declive, mas ao mesmo tempo oferece grande resistência e capacidade de carga F900 (de acordo com a norma europeia EN-1433) que lhe permite suportar a passagem de aeronaves ou outros veículos de grande tonelagem.

Além de captar e canalizar a água, o QMAX permite a sua acumulação dentro do volume do canal, regulando o volume de água que entra no sistema de esgoto e permitindo o controlo efetivo dos picos de vazão durante uma tempestade. A grelha escolhida é o modelo Q-FLOW em ferro fundido.

Imagen

“A solução de drenagem funciona perfeitamente, aliás, nas primeiras semanas de 2021 tivemos episódios de fortes chuvas e tivemos a oportunidade de testar a sua capacidade. O resultado tem sido satisfatório”, comenta a construtora MAB.

A leveza e modularidade com que o ACO QMAX 300 NEO é fabricado e instalado também foi algo a ter em conta na sua escolha. Por serem fornecidos em peças pré-moldadas de 2 m de comprimento, empilháveis e transportáveis, os técnicos puderam manusear e posicionar as diferentes peças com facilidade para que os prazos de renovação da pista do aeroporto fixados em 45 dias fossem cumpridos.

Além dos canais de drenagem QMAX, também foram instaladas 11 grelhas Combipoint PP de alta resistência nas laterais das pistas e 46 tampas de esgoto circulares de ferro fundido Multitop.

Qmax Neo em detalhe

O ACO DRAIN © Qmax Neo é um novo membro da família ACO Qmax que agora inclui uma gama de tamanhos de Æ150 mm, 225 mm, 300 mm, 350 mm até à forma de ovo em 550 mm, 700 mm e 900 mm. Os tamanhos maiores oferecem um enorme volume de retenção. A água da chuva recolhida pode ser temporariamente armazenada e, em seguida, descarregada no sistema de esgoto de forma controlada durante chuvas intensas.
Imagen

Juntas integradas tornam o canal estanque de acordo com a EN 1433. Todos os tamanhos podem ser combinados num projeto por eixos de entrada e elementos de inspeção feitos sob medida para satisfazer perfeitamente as necessidades hidráulicas do projeto. No caso de áreas sem gradiente do solo, a inclinação pode ser realizada por adaptadores de altura especiais para obter uma inclinação dentro de uma secção do canal.

Mesmo com larguras nominais diferentes, no subsolo, a aparência da superfície permanece uniforme e reta. Devido às opções de calhas estreitas em ferro fundido, composto ou aço, o projeto da superfície é discreto até à classe de carga mais alta F 900.

O recurso de viga do pavimento permite o posicionamento de reforços contínuos e fluxo de betão através da parte superior do produto durante a instalação. De instalação fácil com a ajuda de um supçorte de instalação. O suporte de instalação mantém o produto no lugar durante o processo de instalação. Com isso, o alinhamento do rebordo da calha já está garantido durante a projeção do betão que fixa o suporte de instalação.

Como todos os outros tamanhos da família Qmax, também o Qmax Neo é testado para cargas até à classe F 900 de acordo com a EN 1433. Com base nesta certificação é adequado para aplicações com as classes de carga mais altas, como áreas de logística, portos ou aeroportos.

O produto leve pode ser opcionalmente entregue para montagem no local, com um serviço completo realizado por uma equipa de serviço ACO. Esta opção economiza custos de transporte e emissões de CO2, especialmente no caso de entregas de longa distância para grandes projetos.

Mais informações: Tel. 972 859 300 | aco@aco.es - www.aco.es

Ficha técnica:

Obra: Pista norte do aeroporto de Palma de Maiorca (Espanha).

Cliente: AENA - Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea.

Engenharia: Soluções AERTEC.

Construtora: MAB / Viarium.

Soluções ACO: QMax Neo 300, Combipoint PP, tampas de esgoto Multitop.

Foto: Wenzel.

Grupo ACO

O Grupo ACO, fundado em Rendsburg (Alemanha) em 1946, é o líder mundial em sistemas de drenagem de águas pluviais, industriais e de uso doméstico.

Está presente em 28 países por todo o mundo. A empresa oferece uma vasta gama de canais de drenagem, escoadouros, tampas de esgoto, separadores de hidrocarboretos e gorduras, canalização em aço inoxidável e estações de bombagem, entre outros.

A ACO Iberia, localizada em Girona, é a filial em Espanha.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial