Candidatura da Ordem dos Engenheiros de Portugal vencedora entre mais de duas dezenas de candidaturas apresentadas a nível mundial.
A WFEO - World Federation of Engineering Organizations acaba de anunciar que o WFEO GREE Award Women 2020, o maior prémio internacional de Engenharia destinado a distinguir o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo, foi atribuído à candidatura apresentada pela Ordem dos Engenheiros de Portugal (OE) e protagonizada pela engenheira Elvira Fortunato, membro conselheiro desta Associação Profissional.
A WFEO integra as principais associações de engenharia a nível internacional, representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, é membro do principal grupo da comunidade científica e tecnológica das Nações Unidas e é associada da UNESCO.
Entre um largo número de candidaturas propostas por conceituadas instituições mundiais que integram a WFEO, a candidatura apresentada pela OE foi a que reuniu maior consenso entre o júri, composto por personalidades de relevo na engenharia a nível mundial.
Na candidatura submetida, a OE, membro da WFEO, sublinhou o caráter revolucionário das soluções científicas desenvolvidas pela engenheira portuguesa na área dos materiais e da eletrónica transparente, com a produção dos primeiros transístores de filme fino de óxido, utilizando materiais sustentáveis, totalmente processados à temperatura ambiente.
Para Carlos Mineiro Aires, bastonário da OE, este prémio “é um orgulho para Portugal e para todos os portugueses. Traduz a excelência da engenharia e da ciência portuguesas, bem como a sua diversidade. É a prova de que a competência técnica, o talento e a inovação não têm limitações de género e ou geográficas, e que em Portugal existem profissionais de topo que competem e estão ao nível dos melhores em termos mundiais”.
Mineiro Aires destaca, igualmente, “o reconhecimento do percurso técnico e científico ímpar da engenheira Elvira Fortunato, tornando-a numa inspiração para a comunidade técnico-científica mundial, em especial para as jovens e mulheres que ambicionam abraçar e progredir na engenharia e na ciência, de um modo geral”.
O WFEO GREE Award Women tem como objetivo a promoção da diversidade, inclusão e igualdade de género na engenharia, bem como o reconhecimento do trabalho e da sua excelência profissional das engenheiras de todo o mundo.
Elvira Fortunato é engenheira de materiais, membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, diretora do Laboratório Associado CENIMAT|i3N, foi recentemente galardoada com o Prémio Pessoa 2020, com o Horizon Impact Award 2020, promovido pela Comissão Europeia, e com o Prémio Estreito de Magalhães, atribuído pelo Governo do Chile, entre inúmeras outras distinções com que tem sido agraciada ao longo da sua carreira.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal