Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora

Bomba de calor e energia fotovoltaica para sistemas de água quente: vantagens para moradias

Eurofred03/05/2021
A ecologia e a sustentabilidade dos edifícios multifamiliares são um fator determinante para o setor residencial. A utilização de energias renováveis nas instalações térmicas dos edifícios é fundamental para garantir os requisitos mínimos de eficiência energética exigidos legalmente.
foto
Uma instalação de energia solar fotovoltaica junto a uma bomba de calor aerotérmica para a obtenção de água quente sanitária traz mais benefícios que o sistema tradicional – não só para o meio ambiente mas também para os próprios ocupantes destes edifícios.
A combinação da bomba de calor com painéis solares oferece uma certa independência energética ao reduzir o consumo de energia da rede, beneficiando o utilizador com economia em eletricidade, gás e outros combustíveis. Do mesmo modo, para cumprir com a exigência de 70% de contribuição mínima de energia renovável em instalações superiores a 5.000 litros/dia devemos reduzir consideravelmente os consumos energéticos.
Além do mais, este sistema permite o máximo nível de autoconsumo de energia renovável, gerada através do uso de uma bomba de calor DAITSU HT para instalações centralizadas de elevada eficiência e uma matriz solar instalada no mesmo edifício.

Este sistema também reduz as emissões de CO2 para a atmosfera quando comparado com a utilização de gás natural ou com eletricidade convencional.

Neste sentido, as bombas de calor DAITSU HT constituem a opção mais eficiente e sustentável, uma vez que são capazes de atingir temperaturas de acumulação de AQS de até 90º com as vantagens da redução do volume de acumulação daí resultantes. Assim, as DAITSU HT apresentam índices de eficiência energética com valores muito superiores aos das bombas de calor convencionais. A utilização do refrigerante R744, sendo um fluido natural, é mais respeitador para com o meio ambiente que outros sistemas com refrigerantes sintéticos como o R32.

As bombas de calor DAITSU HT constituem a opção mais eficiente e sustentável, uma vez que são capazes de atingir temperaturas de acumulação de AQS de até 90º com as vantagens da redução do volume de acumulação daí resultantes

Fica assim demonstrado que a combinação da bomba de calor e energia solar fotovoltaica é a melhor alternativa para cumprir com as exigências legais uma vez que tanto o consumo de energia primaria quer as emissões de CO2 são menores que as de qualquer outro tipo de solução renovável. Por outro lado, este sistema consegue reduzir significativamente o espaço ocupado em termos de superfície, tanto no exterior como em salas técnicas.

As recentes alterações na legislação promovem ativamente este tipo de energia para os próximos anos sendo imprescindível que o sector residencial considere este tipo de instalações para dar resposta aos desafios dos edifícios do futuro.
Vulcano: garantir o seu futuro faz parte de Vulcano soluções solares térmicasPanasonic: apenas 779 mmTektónica 6 - 9 de octubroBosch: nova gama de ar condicionado Climate 3000iAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0All things energy forum 2 - 4 / 06 / 2021Climamed Lisboa 11th and 12th May 2021

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial