Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Renováveis inverteram tendência em 2020

O Instalador10/05/2021

Dados são revelados num relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).

Imagen
De acordo com a AIE, a utilização de energias renováveis aumentou 3% em 2020, ao mesmo tempo que a procura de todos os outros combustíveis diminuiu.

Registou-se um crescimento de quase 7% na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis.

Contratos a longo prazo, acesso prioritário à rede e instalação contínua de novas centrais sustentaram o crescimento das energias renováveis, apesar da menor procura de eletricidade, desafios na cadeia de fornecimento e atrasos na construção em muitas zonas do mundo.

Consequentemente, a percentagem de energias renováveis na produção global de eletricidade passou para 29% em 2020, contra 27% em 2019.
A utilização da bioenergia na indústria cresceu 3%, mas foi largamente compensada por um declínio nos biocombustíveis, uma vez que a menor procura de petróleo também reduziu a utilização de biocombustíveis misturados, salienta a AIE.
A produção de eletricidade renovável em 2021 deverá expandir-se em mais de 8% para atingir 8 300 TWh, o crescimento anual mais rápido desde os anos 70.

Fotovoltaica e eólica

Já a energia solar fotovoltaica e eólica deverão contribuir com dois terços do crescimento das energias renováveis.

Só a China deverá ser responsável por quase metade do aumento global de eletricidade renovável em 2021, seguida dos Estados Unidos, da União Europeia e da Índia.

Enquanto a China continuará a ser o maior mercado fotovoltaico, a expansão continuará nos Estados Unidos com um apoio político contínuo a nível federal e estatal.

Tendo-se verificado um declínio significativo de novas adições de capacidade fotovoltaica solar em 2020 devido a constrangimentos relacionados com a Covid-19, estima-se que o mercado fotovoltaico da Índia recupere rapidamente em 2021, enquanto que no Brasil e no Vietname os investimentos são impulsionados por fortes apoios políticos para aplicações fotovoltaicas distribuídas.

Globalmente, espera-se que a produção de eletricidade solar fotovoltaica aumente em 145 TWh, quase 18%, para se aproximar de 1 000 TWh em 2021.

Segundo a AIE, o aumento da produção de eletricidade a partir de todas as fontes renováveis deverá empurrar a quota de energias renováveis no mix de produção de eletricidade para um máximo histórico de 30% em 2021.
Em 2021, é provável que o mercado dos biocombustíveis recupere e se aproxime dos níveis de produção de 2019, à medida que a atividade dos transportes recomeça lentamente e as taxas de mistura de biocombustíveis aumentam. Os biocombustíveis são consumidos principalmente no transporte rodoviário, misturados com gasolina e gasóleo, sendo assim menos afetados pela contínua atividade em queda no setor da aviação.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial