Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projeto GrowingCircle desafia setor da construção para a importância da informação para a recuperação e valorização dos seus resíduos

Redação Induglobal11/05/2021
O GrowingCircle tem dois objetivos complementares que têm como elemento comum a informação sobre os produtos da construção e sobre as construções.
Imagen
Aumentar de forma significativa as taxas de recuperação dos resíduos da construção e demolição e contribuir para a sua valorização dentro da cadeia de valor do setor, sobretudo através da sua reutilização, direta ou indireta, é uma preocupação que nos últimos anos tem mobilizado os agentes que intervêm no setor.
Com o objetivo de implementar este desafio da economia circular no setor da construção foi criado o projeto GrowingCircle, que tem como promotor o IC - Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com a NTNU – Universidade de Trondheim, Noruega.
Hoje é possível quantificar os resíduos que resultam das demolições e da construção, mas existem grandes desafios que vão para além dessa quantificação.
Embora os dados do INE indiquem uma taxa de 90% relativamente à valorização de resíduos da construção e demolição, em relação a 2019 não é possível afirmar que este nível de reutilização/reciclagem foi atingido.
Com efeito, não é possível avaliar com certeza o valor agregado nestes processos, bem como a sua contribuição na cadeia de valor do setor da construção.

O primeiro passo é consciencializar os agentes do setor

O projeto GrowingCircle tem dois objetivos complementares que têm como elemento comum a informação sobre os produtos da construção e sobre as construções.

O primeiro objetivo passa pela consciencialização dos agentes do setor e sobretudo dos fabricantes de materiais de construção para a importância dos Data Templates.

De acordo com Pedro Mêda, engenheiro civil/investigador do IC e coordenador técnico do projeto, “os Data Templates são fichas de produtos em formato digital real (não em PDF) que reúnem grupos de propriedades que permitem caraterizar um determinado produto ou sistema”.
Diego Calvetti, investigador do IC e membro da equipa técnica do projeto GrowingCircle acrescenta, que “os benefícios da estruturação dos dados com recurso aos Data Templates são inúmeros e, por isso, o projeto pretende desenvolver um catálogo que servirá de base ao desenvolvimento de diversos casos de estudo que incidem sobre diferentes fases do processo construtivo”.
Assim, se os agentes do setor ganharem uma maior perceção de como pode ser simples evoluir para uma economia mais circular através dos Data Templates, então os objetivos do projeto GrowingCircle estarão plenamente cumpridos.

Produção de um catálogo e de guias de processos

Um dos elementos essenciais do projeto GrowingCircle será a produção de um catálogo de Data Templates que servirá de base para o desenvolvimento dos casos de estudo.

Um catálogo que servirá também para o desenvolvimento de ações de esclarecimento e formação.

Complementarmente, o projeto irá produzir alguns guias de processos que têm como propósito desmistificar conceitos e servir de orientação para evoluir para práticas mais digitais e que ao mesmo tempo fomentam a economia circular.

Neste contexto, o projeto conta com o apoio de várias entidades nacionais e internacionais que irão focar-se sobretudo nos desafios dos tipos de obras previstos na estratégia Vaga de Renovação ou Renovation Wave, que tem como objetivo duplicar o ritmo da renovação de edifícios nos próximos 10 anos.

O que é o projeto GrowingCircle?

O projeto GrowingCircle iniciou-se em setembro de 2019 e irá desenvolver-se até setembro de 2021.

Até ao momento, a equipa do IC, em Portugal, e da Universidade de Trondheim, na Noruega, têm-se concentrado na sistematização de conceitos e na participação em diversas iniciativas de nível europeu que estão a trabalhar em prole das mesmas dinâmicas.

Paralelamente, a equipa norueguesa tem trabalhado a parte de ‘awareness’ (beneficios/conhecimento), enquanto em Portugal tem vindo a identificar os potenciais casos de estudo junto das entidades parceiras.

Nos próximos meses prevê-se iniciar as ações de divulgação e começar a ter os resultados dos primeiros casos de estudo.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial