Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A eliminação de SF6: o próximo passo no caminho para a energia limpa

O Instalador08/06/2021
O SF6, ou hexafluoreto de enxofre, encabeça a lista dos gases com efeito de estufa (GHG) mais nocivos, pois é 23.500 vezes mais potente do que o CO2 e permanece na atmosfera durante 3.200 anos.
Imagen

De acordo com dados da Associação de Energias Renováveis (APREN), a percentagem de energia renovável gerada em Portugal Continental no primeiro trimestre de 2021 representou 79,5% do total de eletricidade gerada.

A Eaton assinala que este avanço nas energias renováveis é uma boa notícia para o ambiente, mas ao mesmo tempo está associado, em muitos casos, a um aumento da utilização de um dos gases com efeito de estufa mais poluentes existentes, o SF6 ou hexafluoreto de enxofre.

Ao contrário da geração convencional de energia em centrais centralizadas de grande escala, as energias solar e eólica são geradas em centrais descentralizadas. Isto faz uso de equipamento de transformação, proteção e distribuição elétrica em alta e média tensão para ser instalado de uma forma mais atomizada. Uma vez que o gás SF6 é um isolante elétrico que tem sido historicamente muito utilizado nestes equipamentos, entra em jogo o paradoxo ambiental: o que está fixado de um lado é danificado do outro. De facto, o SF6, ou hexafluoreto de enxofre, encabeça a lista dos gases com efeito de estufa (GHG) mais nocivos, pois é 23.500 vezes mais potente do que o CO2 e permanece na atmosfera durante 3.200 anos.

Segundo dados da Comissão Europeia, em Portugal, as emissões de gases com efeito de estufa per capita estão abaixo da UE-27, embora, de acordo com as projeções com base nas medidas em vigor, Portugal encontra-se a 23% de distância do seu objetivo para 2030.
Imagen

2021: um ano-chave para o não-futuro do SF6

Ainda este ano, espera-se que a Comissão Europeia reveja o Regulamento da UE sobre gases fluorados de 2014 e tome uma decisão relativamente à utilização de SF6 no sector da energia. Já em setembro de 2020, o organismo publicou um relatório assinalando a necessidade de eliminar gradualmente a utilização deste gás até 2025 e a recomendação de intervenção política para assegurar a existência dos incentivos certos para a adoção rápida de alternativas ao SF6.

A Eaton, como fabricante líder de tecnologia sem SF6, congratula-se com estes desenvolvimentos, mas salienta a necessidade de agir mais cedo e não mais tarde, dado que já existem alternativas ao SF6 no mercado e o impacto negativo do SF6 no aquecimento global, o tempo é essencial.

“Estamos num momento crucial para a transição energética e temos de nos certificar de que estamos a avançar na direção certa. Atualmente, a indústria da eletricidade é responsável pela maioria das emissões de SF6 e a falta de regulamentação para incentivar a utilização de alternativas livres de SF6 está a impedir a mudança. Se quisermos cumprir os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris e limitar os aumentos globais de temperatura, é um imperativo urgente que a indústria elétrica adote soluções alternativas e mais sustentáveis”, diz José Antonio Afonso, responsável do segmento de Commercial Buildings da Eaton Iberia.

Há muito que é possível implementar soluções compactas para média tensão sem a utilização de gases nocivos, graças à combinação de tecnologia de isolamento sólido e vácuo. Assim, os componentes portadores de tensão são alojados num invólucro hermeticamente fechado e protegido das influências ambientais, o que também significa que não necessitam de manutenção, tais como testes periódicos de pressão de gás.

As alternativas ao SF6 estão no mercado há muitos anos e têm dado provas. Por exemplo, o sistema Magnefix, que utiliza isolamento epoxi, foi desenvolvido nos anos 60 e cobre a gama até 15 quilovolts. O sistema Xiria da Eaton, que utiliza tecnologia de vácuo, foi concebido para tensões até 24 kV e foi introduzido em 2002.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosVulcanoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial