Hisense: official air conditioner of uefa euro 2020
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Seminários ibéricos de energia em junho

O Instalador10/06/2021
Durante o mês de junho decorrem três encontros digitais para analisar as oportunidades e sinergias entre Espanha e Portugal.
foto

Objetivo: contribuir para a construção de um caminho para uma transição energética sustentável e inclusiva.

A Fundação Repsol, a Câmara de Comércio Espanhola e a Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa organizam os Seminários Ibéricos de Energia, um total de três encontros digitais para explorar as oportunidades e sinergias que existem entre Espanha e Portugal, para dar passos em conjunto no sentido de uma transição energética sustentável e inclusiva.

O tema central das conferências será a importância do papel da tecnologia e das capacidades industriais no contexto europeu de recuperação económica no pós-pandemia.

A abertura dos Seminários Ibéricos de Energia,que se realizou a 8 de junho, contou com a presença de António Calçada de Sá, Diretor-geral da Fundação Repsol e Presidente da Câmara de Comércio Hispano-Portuguesa; José Luis Bonet, presidente da Câmara de Comércio Espanhola; João Mira-Gomes, Embaixador de Portugal em Espanha e Francisco Montalbán, Ministro Conselheiro da Embaixada de Espanha em Portugal.

No seu discurso, António Calçada de Sá, Diretor Geral da Fundação Repsol, salientou o potencial da transição energética como um “acelerador da recuperação de Espanha e Portugal”, aliado ao desenvolvimento da economia e à criação de emprego. “A colaboração entre ambos os países em áreas como o hidrogénio, a mobilidade sustentável ou as energias renováveis será essencial”, disse.

Por sua vez, José Luis Bonet salientou “a importância da investigação, da tecnologia e da resposta decisiva, solidária e coordenada da União Europeia e da colaboração público-privada“ num contexto como o que vivemos.

João Mira, Embaixador de Portugal em Espanha, salientou que ”é tempo de agir para uma recuperação verde e digital. Temos um mix energético na Península Ibérica que nos coloca numa posição muito boa na Europa”.

Francisco Montalbán, Ministro Conselheiro da Embaixada de Espanha em Portugal, destacou o trabalho conjunto que já está a ser desenvolvido e a oportunidade de reforçar os laços no campo da energia.

A mesa redonda contou com a presença de Mariano Marzo, Diretor da Cátedra de Transição Energética da Fundação Repsol da Universidade de Barcelona; Adélio Mendes, Professor de Engenharia Química da Universidade do Porto; José Ignacio Linares, Diretor da Cátedra de Transição Energética da Comillas ICAI e João Pedro Gouveia, Engenheiro Ambiental, PhD em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável e investigador no CENSE, Nova Escola de Ciência e Tecnologia em Lisboa.

Mariano Marzo analisou a relevância das tecnologias de captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS), destacando o potencial das soluções climáticas baseadas na natureza em Espanha e Portugal, em particular as relacionadas com a reflorestação.

Adélio Mendes centrou a sua intervenção nas possibilidades da utilização e produção de hidrogénio para avançar na transição energética.

José Ignacio Linares abordou os desafios para a descarbonização da indústria e salientou a importância da neutralidade tecnológica, permitindo que todas as tecnologias sejam desenvolvidas para alcançar objetivos comuns de uma forma eficiente e competitiva.

João Pedro Gouveia concentrou-se na parte social, e destacou que uma das soluções para mitigar a pobreza energética será a reabilitação ecosustentável da habitação, que poderá contribuir não só para a melhoria da qualidade do ar e para a redução das emissões, mas também gerar benefícios para a vida das pessoas. 

Próximos encontros dos Seminários Ibéricos de Energia

As próximas reuniões terão lugar a 17 e 29 de junho de 2021.

O segundo dia centrar-se-á no papel que o setor privado - em particular o setor energético -, deve desempenhar enquanto acelerador da transição energética, através de investimentos, do desenvolvimento de novas tecnologias apoiadas pela inovação e digitalização, e de projetos de grande escala que podem ser o resultado da colaboração entre os setores público e privado.

O último dia será dedicado ao debate sobre o papel da Europa face aos objetivos climáticos, ao panorama geopolítico e às megapotências energéticas no contexto ibérico.

Pode inscrever-se para assistir à sessões aqui.

Os Seminários Ibéricos de Energia fazem parte da série de conferências da Fundação Repsol para promover o conhecimento e o debate rigoroso sobre as chaves da transição energética e os desafios do futuro da energia.

Solar Market Parity Portugal 8 july 2021 LisbonTektónica 6 - 9 de octubroAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Bet Solar: distribuidores técnicos de material fotovoltaicoPanasonic: apenas 779 mmBosch: nova gama de ar condicionado Climate 3000iJaba: tradução 4.0Workshops Passivahaus em junho 2021 sempre às segundas e terças sempre às 17:00 h

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial