Grupo Midea SGT: XTREME SAVE ultra popança de energia
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Candidaturas decorrem até dia 31 de julho

Fraunhofer Portugal Challenge premeia investigação para a sustentabilidade

23/06/2021
Ideias inovadoras que podem dar origem a soluções tecnológicas com utilidade prática e de impacto para a sociedade. Este é o foco do Fraunhofer Portugal Challenge, um concurso de ideias organizado desde 2010 com o intuito de premiar as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas. Nesta 12ª edição, o concurso irá distinguir ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos. A importância de uma produção e consumo sustentáveis, a sustentabilidade dos processos, o reforço da capacidade para o alerta precoce e redução de riscos de saúde, o acesso universal e equitativo a água potável, são desafios urgentes. A ciência e a tecnologia são os principais aliados dos candidatos ao Fraunhofer Portugal Challenge na procura de contributos para estes desafios. As candidaturas já arrancaram e decorrem até dia 31 de julho.
foto

Inovação e Sustentabilidade dão o mote ao Fraunhofer Portugal Challenge 2021. O objetivo deste concurso continua a ser distinguir os melhores trabalhos de investigação com utilidade prática desenvolvidos em Portugal. Trata-se de um concurso de ideias organizado anualmente, pela associação Fraunhofer Portugal, e é dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas. As ideias a concurso devem contemplar uma vertente prática, ou seja, devem ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

A oportunidade está lançada e a Fraunhofer Portugal volta a desafiar a criatividade dos cientistas portugueses. As melhores propostas que abracem as ideias de base tecnológica e focadas em soluções sustentáveis para os desafios mais prementes nas áreas da produção e da indústria, da agricultura, da gestão de recursos naturais ou da promoção do bem-estar, vão ser galardoadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas (seis no total). O valor global dos prémios científicos é de 9 mil euros.

As candidaturas podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 31 de julho de 2021. Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021.

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a missão da Fraunhofer Portugal: desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações.

Sobre a Fraunhofer Portugal e os centros de investigação

Fundada em 2008 – e resultado de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal) promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.

Atualmente, materializa-se através de dois centros de investigação: o Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer Portugal AICOS) e o novo Centro de Investigação para Agricultura Inteligente e Gestão de Água (Fraunhofer Portugal AWAM).

O Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS) tem sede no Porto e surgiu em 2009, no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto. Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o FhP-AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.

A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada. Atualmente, o FhP-AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.

O novo centro de investigação em Portugal, o Fraunhofer Portugal AWAM (FhP-AWAM), surgiu em 2019 e pretende ser uma referência europeia em agricultura de precisão, nomeadamente nas áreas de gestão de água e otimização de energia. Surgiu da necessidade de uma instituição para investigação aplicada que possa fazer face a alguns desafios atuais como a produção sustentável de alimentos e o abastecimento de água potável - em grande parte provocados pelo crescimento populacional e a mudança climática - desafios esses que tendem a agravar-se nos próximos anos.

O FhP-AWAM resulta de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fraunhofer Portugal, a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), a Universidade de Évora (UÉ) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Eurofred Portugal: mínimo consumo, máximo silèncioNova gama de Ar CondicionadoJaba: tradução 4.0DecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Tektónica 6 - 9 de octubroAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Panasonic: apenas 779 mmA eficiência acima de tudo. Bombas de calor para água sanitária Pou

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial