Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Solar distribuído terá grande impacto na gestão e operação das redes de distribuição de energia - especialistas

12/07/2021
Conclusão saiu do evento 'Energia em Debate' que debateu o 'Potencial do Solar Distribuído'
Imagen

No passado dia 30 de junho, realizou-se mais uma edição do projeto 'Energia em Debate' dos Future Energy Leaders Portugal, desta vez dedicada à discussão do 'Potencial do Solar Distribuído'.

Nesta iniciativa, que contou com o apoio da Associação Portuguesa da Energia, foram quatro os oradores convidados: João Amaral, CTO da Voltalia, Alexandre Kisslinger, CEO da Acciona Energia Portugal, João Peças Lopes, Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Pedro Amaral Jorge, Vice-Presidente da APE e Presidente da APREN.

Neste debate concluiu-se que a integração do solar distribuído no esforço de descarbonização vai influenciar a forma como hoje é gerida e operada a rede de distribuição de energia:

  • As previsões apontam um total de 245 MW em Unidades de Produção para Autoconsumo e 170 MW em Unidades de Mini e Microgeração em 2021.
  • As comunidades de energia e trading regional ou local vão ser necessárias para flexibilizar e otimizar a gestão entre a procura e oferta de energia, permitindo que o consumidor tenha um papel central e decisivo na gestão dos consumos.
  • A disrupção do setor do armazenamento distribuído assume uma importância acrescida por forma a facilitar a integração de painéis fotovoltaicos distribuídos nas redes de energia de baixa e média tensão.
  • O aumento da digitalização no setor energético está intimamente relacionado com a produção distribuída e irá permitir contratos inteligentes entre o consumidor e o comercializador. Contudo os riscos inerentes à cibersegurança e o aumento dos ataques informáticos, dada a dispersão entre sistemas e hardware, são um fator de preocupação.
A Secretária-Geral do programa Future Energy Leaders Portugal, Ana Luís de Sousa, afirmou: “o debate sobre o Potencial do Solar Distribuído contribuiu para a reflexão sobre o impacto que o autoconsumo e produção distribuída poderá ter nos três pilares do Trilema Energético Português: segurança energética, equidade e sustentabilidade ambiental. Este evento contou com a presença de um painel extraordinário de especialistas convidados, tendo permitido uma reflexão sobre as oportunidades e desafios rumo à sustentabilidade da Energia em Portugal”.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial