Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Artigo exclusivo para a Revista O Instalador

Protocolo KNX: uma ponte entre o Edifício Inteligente e a E-Mobilidade

Rui Carneiro | Secretário Executivo da Associação KNX Portugal

14/09/2021
A gestão de energia com soluções de automação e controlo integrado KNX garantem uma via segura e económica dos processos de carregamento necessários à Mobilidade Elétrica. Do sistema fotovoltaico à estação de carregamento e ao veículo elétrico, as soluções KNX revelam-se uma aposta inovadora e fiável, com elevados níveis de eficiência energética.
Imagen
Para a Comissão Europeia, a eletromobilidade é um pilar crucial no caminho para uma economia livre de emissões em 2050. A Mobilidade Elétrica pode tornar o tráfego rodoviário e o transporte mais limpo e barato. Mas só pode dar uma contribuição efetiva para a proteção do Clima se a energia necessária for obtida de fontes sustentáveis. Também é importante usar a energia da forma mais eficiente e moderada possível. É essa a mais-valia da tecnologia KNX.

Integração perfeita de estações de carregamento em edifícios inteligentes

A E-Mobilidade torna-se cada vez mais popular: mais de 8,5 milhões de veículos elétricos já são vendidos no mundo todos os anos – a maioria deles ainda na Ásia. Mas a eletrificação do transporte também está aumentando noutros mercados importantes, como a América do Norte e a Europa. Espera-se que o mercado global cresça para 27 milhões de veículos elétricos até 2030. Quando se trata de proteção climática, o carregamento limpo e eficiente de todos esses veículos é vital. O Protocolo KNX, como padrão técnico líder mundial para automação de edifícios, permite a integração perfeita de estações de recarga para veículos elétricos na gestão de energia de edifícios inteligentes. Desta forma, a KNX constrói uma ponte entre os mundos da e-mobilidade e da crescente automação dos edifícios.
Uma solução KNX garante um sistema de gestão de energia capaz de controlar estações de carregamento multiponto de diferentes fabricantes. A base para isso é a tecnologia KNX para uma interação ideal e segura de todos os dispositivos, instalações e estações de carregamento em casas e edifícios inteligentes, bem como a ferramenta ETS para a configuração e comissionamento simples, eficaz e totalmente integrados. As soluções baseadas nessas tecnologias KNX incluem, entre outras, “SMART CONNECT KNX e-charge II“da ISE ou”EibPC²” da Enertex Bayern, por exemplo. Eles possibilitam que seus utilizadores usem as suas próprias fontes de geração de energia via KNX, como sistemas fotovoltaicos, para carregar veículos elétricos, integrando de forma inteligente as estações de carregamento no sistema de gestão de energia KNX da casa ou edifício inteligente. Até cinco pontos de carregamento diferentes de vários fabricantes podem ser conectados ao mesmo sistema.
Imagen

Uma vantagem para a proteção do Clima

A corrente de carga e os processos de carga são geridos de forma a considerar o consumo atual de eletricidade, para que os demais aparelhos e instalações em funcionamento no edifício, como a máquina de lavar roupa, o forno ou o sistema de AVAC, não sejam prejudicados. Também é possível priorizar determinados pontos de carregamento para que o veículo necessário seja carregado o mais rápido possível. Até mesmo dados e previsões meteorológicas podem ser incluídos no controle dos processos de carregamento. Se houver menos energia disponível devido às condições meteorológicas ou durante a noite através de sistemas fotovoltaicos, os processos de carregamento são regulados em conformidade, de modo que nenhuma eletricidade adicional tenha que ser obtida do fornecedor de eletricidade, reduzindo custos.
As soluções integradas KNX de gestão de energia são, assim, um contributo significativo para a eficiência energética, para a sustentabilidade e para a proteção do Clima.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial