Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

FEUP lança 4.ª edição de curso sobre Economia Circular

Redação Induglobal24/08/2021
Candidaturas até 10 de setembro de 2021.
foto

"Na sequência do atual alinhamento das políticas da União Europeia, impõe-se a adoção da Economia Circular, para a qual os futuros e presentes profissionais de diversos setores devem estar preparados. Esta é uma nova linha de orientação com uma atuação amplamente transversal, podendo abranger desde engenheiros, gestores, economistas, cientistas das diferentes áreas, designers e arquitetos", começa por contextualizar a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Embora o conceito tenha um histórico alargado, na atualidade, mais do que interiorizar os conceitos circulares, é preciso repensar todo o modelo socioeconómico, reformular processos, produtos, relações e negócios. A circularidade traz desafios, mas pode representar o ponto de inflexão para a transformação dos sistemas e criar muitas oportunidades; contudo, para tal vê-se como estratégico e fundamental permitir o desenvolvimento de competências teóricas e práticas e dotar os profissionais futuros e atuais de ferramentas específicas para atuar segundo as premissas da Economia Circular. “Dentro das áreas do conhecimento, a articulação entre escola de Engenharia e de Economia da UPorto vê-se como estratégica”, adianta a Faculdade.

São objetivos do curso:

  • Revisitar os modelos lineares atuais de gestão e revê-los à luz da nova ótica organizacional e estratégica imposta pela economia circular;
  • Repensar os processos produtivos e a produção e utilização de produtos;
  • Identificar oportunidades de melhoria nos atuais processos e produtos e de criação de novos negócios;
  • Desenvolver e influenciar novas relações de produção, distribuição e consumo;
  • Promover, por meio da inovação de processos, produtos e materiais, uma substancial transformação socioeconómica;
  • Estruturar novos modelos de negócio com recurso a relações integradas tais como a simbiose industrial (ex. resíduos como recursos).

Saiba mais aqui.

Condições de acesso:

Ser estudante do 2º ciclo de uma instituição do ensino superior no domínio da Engenharia, Gestão, Economia, Design e Direito ou profissional do mercado, com grau de licenciatura ou especialista que pretenda aprofundar os seus conhecimentos em Economia Circular.

Critérios de seleção e seriação:

As vagas são limitadas a um total de 40 estudantes, cuja seleção é feita com base na avaliação do Curriculum Vitae, feita pelo regente da Unidade Curricular.

Portugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesJaba: tradução 4.0Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoBombas de calor Spirit inverterFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Nova gama de Ar CondicionadoHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial