Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Voltalia combina a produção fotovoltaica com outras atividades, entre elas a agrícola ou pecuária

Redação Induglobal27/08/2021

A Voltalia, player internacional no setor das energias renováveis, que se posiciona na realização de centrais solares fotovoltaicas inovadoras, alia a sustentabilidade e outras atividades numa nova construção, neste caso no parque Solar Montclar, localizado nos Alpes-de-Haute-Provence, na região do sul de França.

Imagen

A empresa acaba de anunciar que ganhou o concurso francês do Ministério da Transição Ecológica do país para o projeto do parque solar Montclar, uma instalação de 3,75 megawatts cuja construção ocupará uma área de 4,2 hectares.

Este parque está localizado em Côte Belle, que é conhecido como um dos únicos centros de esqui autogeridos em França e que beneficia também da maior exposição solar do país. Com 8.600 painéis fotovoltaicos, esta instalação fornecerá energia verde para mais de 2.500 habitantes.

O projeto Montclar contará com uma estrutura metálica inovadora, especialmente adaptada ao contexto montanhoso e a locais com declives acentuados, que abrigará módulos solares de baixo carbono e alto desempenho. O projeto tem parcerias com várias instituições científicas francesas de renome, como o CEA, que apoiará a Voltalia no estudo dos ganhos energéticos com as inovações implantadas ou a escola MINES ParisTech, que estudará os benefícios ambientais da instalação solar ao longo de seu ciclo de vida.

A Voltalia também inovará nas explorações que vão combinar a produção fotovoltaica com a atividade agrícola ou pecuária, partilhando o uso do mesmo terreno, estando a empresa, deste modo, a ajudar a preservar e fortalecer a economia agrícola da região, através do desenvolvimento de soluções agrivoltaicas em campo aberto.

A atividade agrícola fica localizada sob os painéis solares, que serão colocados em estruturas adaptadas para evitar interferir na passagem das máquinas agrícolas. Os painéis solares seguem a trajetória do sol para otimizar a produção agrícola e também podem ser inclinados para permitir a passagem da luz ou para proteger as lavouras de eventos climáticos extremos (queimaduras solares, granizo, geada da primavera, etc.).

Os projetos agrivoltaicos visam também reduzir as necessidades de água (redução da evapotranspiração do solo) e os custos de irrigação por meio do acoplamento da estrutura a um sistema de irrigação. Até à data, tratavam-se de projetos inovadores com dimensão exclusivamente experimental, implantados em terrenos dedicados à viticultura, arboricultura, horticultura comercial e horticultura.

Alguns exemplos desta tipologia de projetos

Cabanon

Uma instalação agrivoltaica de três megawatts localizada em Saint-Etienne-du-Grès, na região sul de França, que está em funcionamento desde março de 2021. É uma atividade de jardinagem comercial que se alia à produção fotovoltaica.

Projeto AgriSOL

Os projetos AgriSOL também combinam a produção fotovoltaica com a atividade agrícola (principalmente pecuária, forragem e cereais), mas com painéis solares posicionados na altura padrão para a ovinocultura, produzindo assim uma energia mais competitiva. O desenvolvimento de uma instalação solar AgriSOL integra a dimensão agrícola numa abordagem sistêmica. A instalação solar, localizada em área agrícola, deve ser parte integrante da exploração, portanto, a dimensão agrícola é inserida logo nas primeiras fases de desenvolvimento do projeto, a fim de adaptar a instalação solar ao sistema de produção existente.

Atividade de pastoreio: a central elétrica CANADEL

O parque solar Canadel está localizado em Brignoles e foi contratualizado em junho de 2018, este parque tem uma capacidade de 10,4 megawatts. Um acordo com um pastor local permitiu o uso mútuo da terra durante a operação do parque.

Atividades de apicultura: a usina CASTELLET II

O parque solar Castellet II está localizado em Castellet e foi contratualizado em junho de 2017, tendo uma capacidade de 3,8 megawatts. Para este projeto foram instaladas cerca de vinte colmeias no local do parque, o que ajuda a prevenir a extinção de abelhas em França. Este acordo também permite que o apicultor proteja as suas colmeias contra danos e vandalismo, graças às cercas do parque.

E no futuro…

A Voltalia está empenhada em acelerar o desenvolvimento de projetos em consulta direta com os agricultores, a fim de adaptar os projetos solares às explorações existentes (pecuária, forragem, produção de cereais, etc.) e assim promover a sinergia entre a produção agrícola e a produção de energia renovável.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial