Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lightsource bp desenvolve 25 GW em projetos solares até 2025

O Instalador21/09/2021
Investimento vai criar 500 empregos ao longo dos próximos quatro anos.
foto

A Lightsource bp anunciou que assegurou um novo pacote de financiamento de 1,8 mil milhões de dólares que irá permitir o desenvolvimento de 25 GW de energia solar no âmbito da sua estratégia global de crescimento.

O financiamento, garantido por dez das principais instituições financeiras do mundo1, sustenta as ambições e a execução da estratégia da Lightsource bp num momento em que continua a acelerar o ritmo de implantação de energia solar nas regiões da Europa, Médio Oriente e África, Américas e Ásia e Pacífico.

Desde que foi fundada em 2010, a Lightsource desenvolveu 3,8 GW de projetos solares no mundo inteiro. Atualmente, tem como objetivo elevar este total para 25 GW de projetos desenvolvidos2 até 2025 devido à expansão dos projetos em fase de preparação.

Os projetos em fase de preparação da Lightsource bp continuam a crescer rapidamente por via de projetos greenfield, co-desenvolvimento e aquisições. Estima-se que este crescimento venha a criar mais de 500 novos empregos na Lightsource bp ao longo dos próximos quatro anos.

Além desta carteira de projetos em fase de desenvolvimento, a Lightsource bp vai também desenvolver um portefólio de 9GW exclusivamente para a bp.

De acordo com Nick Boyle, CEO da Lightsource bp, diz que “no setor das energias renováveis mundiais, está a deixar de se pensar em gigawatts e a começar a pensar-se em terawatts. Os investimentos são de milhares de milhões e não apenas de milhões. E as grandes empresas como a Amazon, a McDonald’s e eBay estão a aderir à energia limpa. Esta tendência prova que as energias renováveis começam a ocupar uma posição dominante e a energia solar está a desempenhar um papel de relevo no combate à crise climática”.

“Para cumprirmos os compromissos do Acordo de Paris não basta fazermos o que sempre fizemos. O nosso objetivo de 25 GW até 2025 e o pacote financeiro que assegurámos, que não têm paralelo no setor, são a prova de que a Lightsource bp há muito que deixou o passado para trás”, salienta.

“Embora tenhamos de ser expeditos, estamos empenhados numa expansão segura, sustentável e responsável, sempre com as pessoas e o planeta como principal foco do que fazemos. Sabemos que os nossos planos de crescimento e de criação de emprego são ambiciosos, mas é este o ritmo da mudança que temos de adotar”, conclui o CEO da Lightsource bp.

A nova meta de 25 GW da Lightsource bp e a relevante estimativa de criação de emprego, sustentadas num conjunto de projetos em fase de desenvolvimento, representam uma nova fase de crescimento que visa acelerar a expansão mundial de uma parceria criada em dezembro de 2017 da união da Lightsource e da bp.

Dev Sanyal, vice-presidente executivo de gás e baixo carbono da bp, acrescenta: “nos quatro anos que passaram desde que formámos a Lightsource bp, a empresa já triplicou a sua pegada e duplicou o quadro de trabalhadores. A velocidade e a abrangência desta expansão são a demonstração do poder desta parceria e daquilo que uma empresa de energia integrada com um alcance global tem para oferecer. Se combinarmos isto tudo com a motivação e a eficácia da Lightsource, faz-se magia. A Lightsource bp desenvolveu mais de 30 projetos que geram retornos consistentes de 8 a 10%. Por isso, quando as pessoas perguntam se temos realmente a capacidade de apresentar os retornos de que falamos, a resposta não poderia ser mais clara: temos, porque já estamos a fazê-lo. A Lightsource bp continua a apresentar resultados e a crescer. E, na verdade, estamos a adorar fazê-lo, porque funciona”.

Em 2021, a Lightsource bp já aumentou significativamente a sua presença em muitos dos principais mercados europeus, incluindo Espanha, Itália e Portugal, tendo também anunciado a entrada na Grécia ao mesmo tempo que anunciava uma vitória no leilão de energia grego.

Nos EUA, a empresa está a crescer rapidamente e a tornar-se um dos maiores produtores de energia solar, contando com um portefólio de quase 10 GW nos EUA, incluindo mais de 1,9 GW em fase de implantação ou construção só nos últimos 18 meses.

Além disso, a Lightsource bp está a desenvolver em exclusivo um portefólio de projetos de energia solar de 9 GW, na sequência da aquisição à 7X Energy. Desde 2017, a Lightsource bp expandiu a sua atividade de cinco para 15 países e duplicou o quadro de trabalhadores de 300 para 600 pessoas, tendo sido criados só durante a pandemia, cerca de 200 empregos.

1 BNP, SocGen, Santander, Natwest, Lloyds, Mitsubishi UFJ Financial Group, Sumitomo Mitsui Banking Corporation, Canadian Imperial Bank of Commerce, Toronto Dominion e Wells Fargo.

2 “Projeto desenvolvido” é um projeto que garantiu financiamento ou que já obteve todas as licenças e autorizações necessárias para que a construção possa ser iniciada.

Portugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesNova gama de Ar CondicionadoAssociação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0APREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisBombas de calor Spirit inverterHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial