Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ecoinside estreia método inovador de instalação de central fotovoltaica

O Instalador20/09/2021
Projeto em fábrica de Estarreja arranca este mês de setembro.
foto

A Ecoinside vai estrear uma técnica inovadora na instalação de painéis solares com recurso a estruturas de betão em oposição à tradicional estacaria metálica.

Desenvolvido em parceria com a Presdouro, Pré-Esforçados Beira Douro S.A. e a Cimenteira do Louro S.A., este projeto é 100% português e vai ser implementado na histórica fábrica de refrigerantes UPREL, em Estarreja.

A intervenção vai ainda contar com uma avaliação ambiental da obra, desde a contabilização dos resíduos gerados ao impacto na biodiversidade, com o objetivo de desenvolver um modelo de centrais fotovoltaicas mais sustentável.

O método de instalação distingue-se pelo facto de consistir numa estrutura em betão, adaptável a qualquer tipo de painel solar que se pretenda instalar, em oposição às tradicionais formas de fixação de painéis em projetos no solo. Segundo Joaquim Guedes, CTO (Chief Technical Officer) e Sócio-Fundador da Ecoinside, a técnica utilizada reduz custos de mão de obra, graças a uma instalação mais simples e célere, e evita a realização de estudos geotécnicos exaustivos.
A solução técnica em betão é composta por duas peças fabricadas em separado para permitir uma maior agilidade e eficiência no transporte e na sua montagem. Trata-se de uma solução concebida para acomodar os diferentes tamanhos de módulos e que permite o ajuste da sua inclinação, adequando-se, dessa forma, a todo o tipo de projetos e localizações.

A avaliação ambiental da instalação de uma central fotovoltaica no terreno pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento de um modelo de centrais fotovoltaicas com menores impactos na biodiversidade dos locais e com menor desperdício associado.

“Com este estudo esperamos caminhar no sentido de, muito em breve, implementarmos apenas centrais fotovoltaicas que estejam em comunhão com o ambiente em que se inserem, bem como, podermos começar a compensar ambientalmente os resíduos e operações cuja pegada ecológica não possamos diminuir”, salienta António Cunha Pereira, CEO da Ecoinside.

As inovações a estrear na obra estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade que a UPREL pretende seguir nos próximos anos, começando, deste modo, pela transição energética – estima-se que a central fotovoltaica a instalar produza mais de metade da energia necessária para o funcionamento da empresa e resulte em poupanças anuais de cerca de €12 mil em energia elétrica.

foto

Nos planos da empresa histórica de Estarreja estão, ainda, o lançamento de uma nova gama de refrigerantes artesanais com certificação biológica, sem adição de açúcares e orgânicos e a alteração das embalagens de modo a facilitar o processo de reciclagem e aumentar a eficiência da cadeia de produção.

“A UPREL tem uma longa e importante história que tem vindo a ser marcada por desafios, crescimentos e reinvenções. Este projeto marca mais uma etapa do caminho que pretendemos seguir com vista à diminuição do impacto ambiental das nossas operações, fundamental para garantirmos um crescimento sustentável por muitos e bons anos”, afirma Abílio Silveira, Diretor-Geral da UPREL.

Recorde-se que a UPREL – União de Produtores de Refrigerantes de Estarreja, Lda. – nasce em 1962 da fusão de seis empresas da área.

Atualmente, a empresa fabrica entre 2 e 3 milhões de garrafas de refrigerantes artesanais 100% 'made in Portugal'.

Bombas de calor Spirit inverterFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoPortugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+DecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021APREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisAssociação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2Jaba: tradução 4.0Nova gama de Ar Condicionado

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial