Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

FETALIX vence prémio Amyris Innovation BIG Impact

13/10/2021
foto
Competição recebeu 40 projetos submetidos a avaliação.
A start-up liderada por Joana Caldeira e que tem como objetivo tratar a doença degenerativa do disco intervertebral, que provoca a dor lombar, em humanos e raças de cães específicas, foi a grande vencedora do prémio Amyris Innovation BIG Impact. Um concurso organizado pela Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e a Amyris Bio Products Portugal.

A forma como a FETALIX tenciona tratar a doença é através da utilização de um biomaterial desenvolvido e patenteado a partir de um derivado de uma fonte fetal de mamífero (representa um desperdício de milhões de toneladas gerado pela indústria pecuária), sustentado em princípios de economia circular (fator diferenciador do projeto). Segundo informação disponibilizada pela organização do prémio o biomaterial apresenta propriedades regenerativas únicas e a sua produção é simples, segura, acessível e passível de ser escalonável.

Em segundo lugar ficou o projeto Beesaver, que se debruça sobre o problema da diminuição das abelhas em todo o mundo. Liderado por Ana Cristina Afonso Oliveira, da Universidade do Minho, o objetivo é desenvolver “um kit de triagem rápido e inovador para detetar esporos viáveis numa colónia infetada, mesmo que nenhuma doença seja aparente para os observadores”.

Naquela que foi a primeira edição do Amyris Innovation Big Impact Award foram avaliadas mais de 40 candidaturas a nível nacional e internacional. Hugo Choupina, vice-presidente da ALUMNI ESB e co-organizador do evento, referiu que os projetos a concurso são “excelentes exemplos da melhor investigação que se realiza a nível nacional e que é passível de ser transferida e capitalizada na Indústria”.

APREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisJaba: tradução 4.0Nova gama de Ar CondicionadoPortugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesBombas de calor Spirit inverterHisense: serie HI - AquaSmart menos emisiones de CO2DecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial