Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ferral: uma referência nos trabalhos em altura

Ferral06/12/2021
Fundada em 1981, a Ferral - José Luís & Ca. Lda. é uma das empresas de referência no mercado europeu no fabrico e distribuição de soluções em alumínio portáteis para trabalho em altura, nomeadamente, escadotes, escadas, andaimes e plataformas.
Imagen

A celebrar 40 anos, a empresa profissionalizou-se na sua área de atividade, contando hoje com seis modernas linhas de produção que se distribuem por uma área coberta de 16.000 m2.

Apesar da evolução a que se tem assistido na resposta dos fabricantes às questões relacionadas com quedas em altura, dados internacionais confirmam que apenas os acidentes rodoviários superam as quedas, em número de ocorrências. Esta é uma das principais motivações e a principal justificação para a missão da Ferral: oferecer a todos os clientes uma solução portátil de segurança e confiança para a realização de trabalhos em altura.

Ao longos dos últimos anos, a aposta da Ferral focou-se em soluções para o mercado bricolage. O desenvolvimento de produtos de fácil utilização, muito focados na ergonomia do utilizador, permitiram à empresa entrar em mais de 25 países, contando com um armazém próprio em Valência (Espanha), e posicionar-se no segmento DIY (do it yourself) com uma gama de produtos diversificada para o utilizador menos profissional. Com o crescimento da empresa, surgiram novos desafios e a possibilidade de desenvolvimento de soluções profissionais.

Desta forma, introduzimos no mercado a nossa gama de andaimes em alumínio (https://ferraljl.com/wp/pt/andaimes/) e lançámos agora as plataformas profissionais (https://ferraljl.com/wp/pt/plataformas/), também em alumínio.

Os andaimes móveis surgiram como resposta à necessidade dos nossos clientes terem uma solução de rápida montagem e elevada estabilidade e segurança. Inicialmente, lançámos a gama Master garantindo uma solução para alturas de trabalho entre os 3 e os 8 metros, mas rapidamente sentimos que o produto estava a ser bastante procurado e elogiado por utilizadores de diferentes áreas, desde empresas de instalação de painéis solares, ar condicionado, obras de acabamento (pladur, eletricidade ou pintura). A partir daí, começamos a colocar as nossas torres móveis em obra, na construção civil. Introduzimos a gama Extra ao nosso portefólio, capacitando o utilizador para realizar trabalhos até 15 metros de altura e com a possibilidade de áreas de trabalho superiores.

Imagen
Com tubo de 52 mm de diâmetro e 2 mm de espessura, as Torres Master e Extra são hoje uma referência de versatilidade, conforto e segurança para o utilizador. O facto de serem fabricadas 100% em alumínio confere-lhes uma leveza que as distingue, desde logo, do pesado e desgastado andaime clássico em ferro. A simplicidade de montagem e utilização facilita muito os processos logísticos, fazendo com que, cada vez mais profissionais, optem por este tipo de torres modulares em alumínio.

Então e porquê as plataformas? Tendencialmente, associamos quedas com maior gravidade a grandes alturas de trabalho. No entanto, dados internacionais referem que a grande maioria das quedas com lesões mais sérias acontecem a menos de três metros de altura. Assim, foi necessário desenvolver um produto que, de alguma forma, desse a segurança que o andaime dá para grandes alturas, mas para trabalhos a alturas mais baixas.

Apesar de todas as suas mais-valias, a começar pela grande conveniência, o escadote pode não ser a ferramenta ideal para tarefas muito profissionais. A norma europeia para estes produtos não prevê ensaios de estabilidade e, além disso, não existe obrigatoriedade de utilização de portas de segurança anti queda.

A plataforma PIRL da Ferral dá resposta a estas questões, não perdendo aquelas que são as vantagens de utilização do escadote. O produto garante:

  • Estabilidade na utilização promovida pelas suas dimensões mais largas e, nas medidas mais altas, estabilizadores laterais telescópicos.
  • As portas de segurança automáticas são únicas no mercado e uma das principais inovações deste produto. Não é possível ao utilizador trabalhar com o produto sem a 'jaula' estar fechada e as portas bloqueadas.
  • Apesar de o produto estar construído em alumínio e ter um peso relativamente baixo, as rodas permitem facilidade de deslocação em qualquer ambiente de trabalho.
  • Os degraus de 60 mm permitem ao utilizador um conforto na palma do pé superior ao standard de mercado.
  • A versão PLUS está preparada para utilização em desnível, dando resposta a uma problemática bastante frequente em obra e procedimentos de manutenção.
  • Por fim, a plataforma está pensada numa perspetiva de ser fechada depois da utilização e não para ter que ficar montada, ainda que a tarefa esteja pausada. A facilidade de arrumação é outra das mais-valias deste produto.
Em vários países da Europa a utilização de plataformas em certos ambientes profissionais já não é uma opção, mas sim uma obrigatoriedade. Em Portugal existem vários (e bons) fabricantes de produtos para este fim e seguramente capazes de promover no mercado boas práticas de utilização. É importante elucidar os decisores, desde departamentos de compras a técnicos de segurança, para a reduzidíssima probabilidade de acidentes na utilização de inovações como a PIRL.

Outra componente em que a empresa está focada é nas suas 'training sessions'. Ao longo do último ano, a Ferral desenvolveu uma ação de formação, em conjunto com empresas com grande experiência de campo, focada na resposta a um conjunto de importantes problemas do mercado:

  • Cumprimento de instruções de segurança.
  • Escolha certa do equipamento para a tarefa a desempenhar.
  • Não ultrapassar a altura de acesso para a qual o produto está pensado.
  • Correto transporte do equipamento.
A Ferral acredita que a responsabilidade do fabricante não acaba no desenvolvimento das soluções. É por isso que, junto das autoridades competentes, temos feito um esforço para apresentar soluções e ideias que permitam reduzir o número de acidentes. O único número aceitável de acidentes é o Zero. Queremos contribuir para isso.
Imagen

A Ferral acredita que a responsabilidade do fabricante não acaba no desenvolvimento das soluções. É por isso que, junto das autoridades competentes, temos feito um esforço para apresentar soluções e ideias que permitam reduzir o número de acidentes

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial