Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Entrevista com Juan José Blanco García, Key Account Manager na Axpo Iberia

Ana Clara29/11/2021
A Axpo Portugal é a primeira comercializadora detentora de um Centro de Despacho independente em Portugal, habilitado para prestar serviços de conexão e despacho com a REN - Redes Energéticas Nacionais. Mas na prática, o que isto significa? Em entrevista à revista O Instalador, Juan José Blanco García, Originator & Key Account Manager na Axpo Iberia, explica todo o seu funcionamento e aborda o interesse crescente por parte dos operadores em monitorizar, em tempo real, a tecnologia renovável do País.
Juan José Blanco García

Juan José Blanco García.

O que é um Centro de Despacho e quais as suas funções e mais-valias?

Presente em Portugal desde 2021, o Centro de Despacho foi desenvolvido internamente pelo Grupo Axpo, especialista internacional em sistemas de controlo elétrico, tecnologias de energia e que opera, em tempo real, em mercados europeus, como o Ibérico, França, Bélgica, Luxemburgo ou Alemanha. Esta unidade monitoriza a informação, em tempo real, das operações que decorrem na rede, garantindo um ajuste correto entre a procura e a oferta no território nacional, 24 horas/7 dias por semana/com pelo menos dois operadores, ao longo de todo o ano. Através desta permanente vigilância da rede, consegue-se otimizar os fluxos de potência que nela transitam e desse modo incrementar a disponibilidade e rendimentos das instalações e subestações conectadas ao Centro de Controlo da Axpo.

Qual a importância da sua independência no mercado?

A independência do Centro de Despacho em Portugal assenta na ausência de ativos próprios, o que lhe confere a transparência, igualdade e integridade nas relações estabelecidas com os seus clientes. Os clientes têm a perceção que estamos constantemente a procurar produtos inovadores e a desenvolver serviços novos e alternativos que lhes permitam otimizar a gestão da sua energia e, desta forma, melhorar o serviço que prestamos como operador ibérico.

Fale-me um pouco da obrigatoriedade de empresas com mais 1MW, terem que estar conectadas à REN e que implicações/exigências têm tido nas empresas portuguesas?

O regime no Decreto-Lei 76/2019, de 3 de junho, tem como objetivo uma gestão técnica do sistema eficiente, que integra a programação e monitorização constante do equilíbrio entre a oferta das unidades de produção e a procura global de energia elétrica, com o apoio de um controlo em tempo real de instalações e seus componentes por forma a corrigir, em tempo real, os desequilíbrios.

Este novo enquadramento, colocou aos produtores de energia superiores a 1MW o desafio de estarem conectados a um Centro de Despacho, sob pena de não conseguirem obter as desejadas licenças e serem obrigados a suspender a produção e venda de energia, acarretando obviamente elevadas perdas.

Líderes na Europa, os Centro de Controlo desenvolvidos pelo Grupo Axpo têm capacidade para monitorizar qualquer central de produção em toda Europa, gerindo cerca de 8000MW. Oferecemos vários serviços em múltiplos países, assentes essencialmente na enorme flexibilidade dos sistemas, na capacidade de conexão remota e utilização dos principais protocolos de comunicação segura da indústria, garantindo confidencialidade no fluxo de dados e na elaboração de reports diários.

Deste modo, a Axpo surge como o parceiro de negócio fundamental ao realizar esta operação de conexão ao seu Centro de Despacho, em apenas uma semana, e desse modo minorar as perdas do cliente e ajudar na otimização dos seus processos.

Em Portugal, existe um interesse crescente por parte dos operadores em monitorizar, em tempo real, a tecnologia renovável. Que benefícios têm as empresas com esta tecnologia?

O Sistema de Controlo da Axpo oferece diversas soluções diferenciadoras aos seus clientes. As centrais são geridas por operadores profissionais, com experiência em operar todo o tipo de tecnologia de produção em vários países. Além disso, há um turno duplo de operadores de mercado, 24 horas por dia e 365 dias por ano.

A alta disponibilidade, baseada em tecnologias standard redundadas (adaptadas aos principais protocolos de comunicação como Modbus, IEC-60870-5-102, IEC-60870-5-104, OPC, etc.) representa uma solução robusta, adaptável e evolutiva que permite comunicações seguras entre as instalações e o Centro de Controlo, dado que são realizadas mediante VPNs, garantindo a confidencialidade na transmissão da informação.

Assegura também uma melhoria de desempenho das centrais e subestações, otimizando a distribuição das limitações (instruções) para as centrais ligadas à mesma rede (tempo de resposta e disponibilidade 24h/dia, para todos os clientes).

Os clientes têm acesso a uma Web (extranet privada) para fazer o seguimento online e em tempo real da produção das instalações e dos principais sinais recebidos e relatórios diários que incluem dados de produção, limitações, alertas e informação operativa.

O Centro de Despacho monitoriza a informação, em tempo real, das operações que decorrem na rede...
O Centro de Despacho monitoriza a informação, em tempo real, das operações que decorrem na rede, garantindo um ajuste correto entre a procura e a oferta no território nacional.

Que constrangimentos podem surgir?

A obrigatoriedade de ter um Centro de Despacho em Portugal é bastante recente, pelo que não podemos saber ainda que consequências pode ter uma má comunicação com o TSO. No entanto, com base na experiência que temos de outros países, o TSO pode aplicar multas bastante elevadas se tiver sido enviada uma instrução pelo TSO que não tenha sido implementada pelo produtor.

Há que ter em conta que um dos pilares básicos de um sistema elétrico eficiente é a relação entre o produtor, o Centro de Controlo e o TSO.

De que forma este Centro tem margem para evoluir e crescer?

O Centro de Despacho da Axpo está sempre num processo de melhoria e adaptação aos condicionalismos externos. Atravessamos um processo de melhoria dos sistemas, otimização da gestão das unidades e adaptação às mudanças regulatórias que surgem nos países.

Para existir um equilíbrio adequado entre o fornecimento e a procura de eletricidade na rede elétrica, os operadores da rede devem ter noção da quantidade de energia renovável que está a ser injetada na rede em determinado momento, ter conhecimento das necessidades de energia renovável e como responder às mudanças

Qual a importância deste Centro para o mercado nacional renovável?

Para existir um equilíbrio adequado entre o fornecimento e a procura de eletricidade na rede elétrica, os operadores da rede devem ter noção da quantidade de energia renovável que está a ser injetada na rede em determinado momento, ter conhecimento das necessidades de energia renovável e como responder às mudanças. Estes inputs são bastantes difíceis de apurar devido à natureza intermitente da energia renovável e à grande variedade de tamanho e localização dos recursos de energia renovável na rede elétrica.

Neste sentido, o Centro de Despacho revela-se uma ferramenta de extrema utilidade, na medida em que monitoriza a informação em tempo real, 24 horas/7 dias por semana, das operações que decorrem na rede, garantindo um ajuste correto entre a procura e a oferta no território nacional.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial