Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Maior operacionalidade e flexibilidade com as soluções da Schneider

Que vantagem competitiva oferece um centro de dados modular em comparação com os sistemas tradicionais?

Schneider Electric29/11/2021

Um centro de dados modelar é uma infraestrutura com capacidade para armazenar dados. É o espaço informático que as empresas e instituições utilizam para organizar, processar, armazenar e difundir grandes quantidades de dados. Os novos sistemas de automatização de processos e a progressiva digitalização da indústria obriga as organizações a criarem uma rede com uma grande capacidade de armazenamento, mas, acima de tudo, segura e com um espaço para um alojamento otimizado.

foto
Os centros de dados modulares da Schneider Electric são desenvolvidos à medida das necessidades empresariais e/ou industriais.

Em poucos anos a transformação digital acelerou e estes centros de dados devem possuir capacidade para assumir as novas realidades, liderados pelos novos avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial ou a implementação da IoT; mas devem também adaptar-se às vantagens que a transferência por 5G oferecerá a todos os níveis, em especial, nos setores industriais.

Esta infraestrutura de centro de dados (data center)está concebida para hospedar os servidores, assim como garantir uma perfeita conservação e transmissão destes dados que são bastante relevantes para as empresas. Mas deve também dispor de uma fonte de energia fiável e sustentável. É este o caso dos centros de dados modelares EcoStruxure da Schneider Electric, que oferecem uma maior operacionalidade, já que são flexíveis devido à sua capacidade de adaptação em qualquer espaço e necessidade empresarial, embora sejam muito competitivos pelas suas prestações e modularidade.

Estes módulos pré-fabricados permitem uma perfeita gestão de centros de dados, para se adaptarem a qualquer situação de contingência, oferecendo uma solução alternativa à construção destes centros de dados. Fatores como o espaço destinado para a sua construção, resolver situações de conetividade e capacidade de ampliação no futuro, são conceitos que os centros de dados modelares Schneider Electric cumprem na perfeição.

foto
A infraestrutura do centro de dados deve de dispor de uma fonte de energia fiável e sustentável.

Principais vantagens de um centro de dados modelar

As soluções da Schneider Electric simplificam o trabalho de design, visto que oferecem distintas alternativas de construção e adaptação, conforme as necessidades de contratação e, acima de tudo, ao espaço destinado para este Centro de Dados.

Um dos maiores problemas aos quais ficam expostas as empresas que aplicam Centros de Dados é o seu baixo rendimento. O espaço, a energia ou a refrigeração do espaço, são conceitos a ter em conta durante a construção de qualquer CPD. Estes fatores prejudicam a correta transmissão e operação dos dados que, cada vez com maior frequência, fazem parte da nossa rotina diária.

Porquê apostar em centros de dados modelares?

  • São mais flexíveis. Adaptam-se rápida e eficazmente a qualquer espaço, mas, para além disso, são desenvolvidos em função das necessidades empresariais ou aplicações industriais.
  • Velocidade. Reduzem os prazos de montagem e simplificam a coordenação com a programação das instalações.
  • Previsibilidade, pois a qualquer momento pode saber quais os módulos que são necessários para instalar, se estão disponíveis, o prazo de entrega e, sobretudo, o custo total.

Redução dos riscos de construção com o centro de dados modelar da Schneider Electric

A Schneider Electric tem consciência que os centros de dados evoluem de forma muito rápida e a fórmula do sucesso para os fornecedores de disposição consiste em proporcionar aos clientes uma infraestrutura informática que se implemente rapidamente, seja escalável e fiável, mas sem comprometer a segurança ou a qualidade do serviço.
foto
Com estas soluções configuráveis baseadas em rack é possível reduzir os tempos de implementação, para uma operacionalidade mais rápida.

Neste sentido, o foco tradicional de construção de centros de dados, que implica tempo de planeamento, programação e posterior construção, é um modelo que se tornou obsoleto. A atual gestão de um centro de dados implica uma maior resposta, para se manter competitivo e satisfazer as necessidades do negócio.

Para fazer face a estes desafios de tempo de comercialização e construção, os fornecedores de serviços estão cada vez com mais frequência a recorrer a centros de dados modelares que englobam blocos de energia, refrigeração e capacidade informática. E devido à sua arquitetura, estes módulos pré-fabricados podem ser acondicionados tanto em instalações interiores como exteriores, de forma a criar um espaço de TI eficiente e otimizado, tal e qual como requere a nova realidade industrial.

Trata-se de soluções configuráveis baseadas em rack que combinam a alimentação, a refrigeração, a gestão e a segurança para facilitar a implementação de TI em ambientes Edge, convertendo-se numa potente fonte de dados. Para além disso, os trabalhos de construção podem ser realizados em paralelo com a construção do próprio espaço físico que deve hospedar os servidores. Deste modo, é agilizada a construção e a conexão, reduzindo os prazos de desenvolvimento em quase 50%.

O centro de dados modular impulsiona a eficiência e a sustentabilidade

Ser sustentável deixou de ser uma aspiração, para converter-se numa necessidade a todos os níveis sociais e empresariais. Como tal, um dos fatores que mais impulsiona as empresas na tomada de decisão diz respeito ao meio ambiente. Este é um dos principais pilares dos centros de dados modulares, visto que a sua disposição promove a eficiência energética, adaptando o espaço às necessidades TI. Para além disso, os últimos avanços tecnológicos estão desenvolvidos para minimizar o impacto ambiental, melhorar o rendimento e reduzir os custos.

Um importante valor para as empresas que, devido à sua flexibilidade, fogem da padronização e contemplam planos de expansão futura, graças às suas múltiplas opções de configuração, em função das necessidades de processamento e das limitações especiais. Estas são algumas das vantagens do centro de dados modelar da Schneider Electric, mas também:

  • Reduz em 50% os tempos de implementação, em comparação com as construções tradicionais.
  • Possibilidade de implementar centros de dados em ambientes não tradicionais.
  • Garantir uma operacionalidade em 6-9 meses a partir da aprovação do design.

Ao tratar-se de soluções escaláveis, converte-se numa iniciativa rentável, visto que apenas são adquiridos os equipamentos necessários para a instalação. Mas é também possível maximizar o tempo de atividade destes sistemas e dos seus processos críticos, permitindo que a infraestrutura de centros de dados possa também receber dados e alertas em tempo real, tanto de ecossistemas complexos como de centros de trabalho remotos.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial