Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Transição energética: INEGI integra laboratório colaborativo para o hidrogénio verde

03/12/2021
O HyLab é uma iniciativa conjunta de várias organizações públicas e privadas em Portugal, que que se destina a aproximar a academia dos ecossistemas industriais, no que respeita à implementação da economia do hidrogénio verde, de modo a acelerar a transição energética ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio.
foto
Promovido pela EDP, REN, GALP, e BONDALTI, este Laboratório Colaborativo conta, do lado da academia, com a participação do INEGI, FEUP, IST, INESC TEC, CEiiA, LNEG, INL e ITQB NOVA.
Juntos pretendem tornar-se numa referência nacional e internacional, através da promoção de parceiras, novos modelos de negócio e novas áreas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) com potencial para criar e exportar conhecimento, tecnologias e serviços.

Na atividade que o HyLab se propõe a desenvolver, o INEGI vai contribuir para as fases de produção, transporte & distribuição, e respetivas utilizações finais do hidrogénio. A experiência e capacidade do Instituto vão ser postas em prática em desafios como o desenvolvimento e otimização de sistemas de eletrólise, o fabrico de recipientes apropriados, usando particularmente a competência na área dos materiais compósitos, ou o desenvolvimento de queimadores para uso industrial movidos quer a hidrogénio, quer a outras misturas, incluindo também gás natural, biogás e biometano.

O objetivo passa pela implementação de tecnologias industriais que possam expandir a capacidade industrial portuguesa e alimentar futuras exportações de alta tecnologia.
A agenda de inovação do HyLab – Laboratório Colaborativo para o Hidrogénio Verde está alinhada com as prioridades nacionais e europeias, designadamente o Plano Nacional de Energia Climática e a Estratégia Nacional para o Hidrogénio.
Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoSmart Home show de 25 a 27 2022Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoJaba: tradução 4.0Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial