Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

48 milhões de euros para a descarbonização das frotas de autocarros

06/12/2021
Fundo Ambiental lançou o Aviso Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos” que irá promover a mobilidade sustentável nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
foto
O Ministério do Ambiente e Ação Climática acaba de anunciar o lançamento, através do Fundo Ambienta, do Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos”. Com uma dotação de 48 milhões de euros o objetivo é permitir a descarbonização das frotas de autocarros das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, promovendo a mobilidade sustentável nas duas áreas.

Segundo o Ministério o programa visa apoiar a aquisição de novos autocarros movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível) e à instalação dos correspondentes postos de carregamento. A estimativa é de que a verba estabelecida permita a aquisição de 145 autocarros elétricos ou a hidrogénio.

O Aviso Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos” estará aberto até ao dia 31 de janeiro de 2022 e insere-se no âmbito da Componente 15 – Mobilidade Sustentável, do Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal.

Este é o terceiro aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, tendo todos a mesma finalidade.

Os dois primeiros avisos do PO SEUR permitiram adquirir 709 autocarros de elevada performance ambiental (556 a gás natural e 153 elétricos), que alavancaram um investimento de 204 milhões de euros e beneficiaram operadores de transportes coletivos em todo o país.

No terceiro aviso, lançado este ano, excluíram-se as áreas metropolitanas. Foram recebidas 43 candidaturas, em fase de análise, e estima-se que sejam adquiridos mais 135 autocarros, que beneficiarão de cerca de 40 milhões de euros do Fundo de Coesão.

Feitas as contas, nos quatro avisos foram mobilizados 151 milhões de euros do fundo de coesão. Valor que permitirá, segundo o Ministério, a “a aquisição de 989 autocarros de elevada performance ambiental, contribuindo para a descarbonização das frotas de transportes coletivos”.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoSmart Home show de 25 a 27 2022Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoEsdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoJaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial