Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fire Detection premiada pela Enertic na categoria de 'Predictive Maintenance'

07/12/2021
Sistema usa a inteligência artificial e, a partir dos postes de eletricidade, permite uma vigilância de 360º para detetar incêndios precocemente em grandes zonas florestais.
foto

Solução desenvolvida pela UFD, o distribuidor de eletricidade do grupo Naturgy, e pela Minsait, uma empresa Indra foi uma das vencedoras dos nos Enertic Awards 2021. Com o nome de Fire Detection foi considerada a melhor na categoria de Predictive Maintenance.

A Fire Detection é uma solução inteligente, baseada na plataforma Onesait Phygital Edge da Minsait, que utiliza como postos de vigilância as torres e as linhas elétricas. Esta configuração permite uma monitorização de 360º da zona florestal para detetar possíveis incêndios em grandes áreas de vegetação em questão de segundos e com total fiabilidade, mesmo em áreas de difícil acesso.

O sistema envia alertas que são processados através das capacidades de edge computing da plataforma, um modelo que aproxima a computação de dados à localização onde são necessários para melhorar os tempos de resposta e poupar largura de banda.

O sistema tem, também, a grande vantagem de ser alimentado por energia solar, o que reduz as emissões de CO2. Adicionalmente tem um software de controlo que permite ao sistema entrar em modo de suspensão após cada operação para minimizar a utilização de energia.

O recurso à inteligência artificial permite a análise, em tempo real, das imagens obtidas a partir das câmaras, localizadas nas torres de alta e média tensão, e identificar sinais de fogo e fumo. Se o resultado for positivo, o sistema transmite um alerta para o centro de controlo com a identificação da câmara, a orientação em que foi tirada, a imagem e a área de deteção realçada.

Os sensores embutidos ajudam, por outro lado, a reduzir “falsos positivos”, ao mesmo tempo que otimizam os recursos energéticos armazenados. Isto porque, medem a temperatura, humidade e pressão atmosférica para evitar a captação de imagens em condições meteorológicas incompatíveis com o risco de incêndio e melhorar a sua captação quando existe um risco elevado de incêndio.

Segundo informações disponibilizadas pela empresa o O alcance das câmaras para deteção de pequenos incêndios é de aproximadamente 2 quilómetros.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Fujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoSmart Home show de 25 a 27 2022Jaba: tradução 4.0Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoEsdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaico

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial