Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fabricantes têm papel chave na sistematização e divulgação da informação sobre os materiais de construção

Redação Induglobal07/12/2021
A recolha da informação sobre os produtos de construção - que deve ser fornecida pelos seus fabricantes – é, na opinião dos participantes do workshop do projeto GrowingCircle, um dos maiores obstáculos à eficiência do processo construtivo.
Imagen
Consciencializar os agentes do setor da construção para os desafios da Digitalização e da Economia Circular foi o objetivo do primeiro workshop do projeto GrowingCircle Data Template – Awareness, realizado recentemente pelo Instituto da Construção (IC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria Universidade de Trondheim, na Noruega.

O evento online, que contou com a participação de vários convidados de entidades do setor com projetos nas temáticas da digitalização e da sustentabilidade, destina-se a informar o mercado sobre a importância e o papel dos Data Templates - Fichas de Produtos em formato ‘digital real’ (não em PDF) que reúnem grupos de propriedades e permitem caraterizar um determinado produto ou sistema.

Contudo, a recolha da informação sobre os produtos e materiais de construção -, que deve ser fornecida pelos seus fabricantes – é, na opinião dos participantes no evento, uma das maiores dificuldades identificadas até ao momento.

“Embora haja uma aposta crescente na partilha digital de informação sobre as caraterísticas dos produtos, na verdade, neste momento, esta ainda não acontece como seria desejável”, destaca Pedro Mêda, engenheiro civil/Investigador do IC e coordenador técnico do projeto GrowingCircle.

Acrescenta que “com este projeto e através da utilização de Data Templates, pretendemos demonstrar as mais-valias que a informação verdadeiramente digital pode ter para o processo construtivo. Neste contexto vão ser realizados vários casos de estudo que vão incidir sobre diferentes processos e fases da construção”.

O GrowingCircle - construção eficiente e sustentável através da integração da informação - é uma iniciativa que foca as suas atividades na informação da construção e como, através da sua digitalização, se podem obter melhores resultados em termos de eficiência, sustentabilidade e práticas circulares.
O projeto GrowingCircle é promovido pelo IC – Instituto da Construção/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com a parceria da NTNU – Universidade de Trondheim e financiado no âmbito do EEA Grants 2014/2021 - Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.

Veja o vídeo da apresentação workshop do projeto GrowingCircle Data Template – Awareness:

Pode seguir o LinkedIn do projeto e acompanhas as próximas ações aqui.

REVISTAS

Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial