Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Aliança europeia Ready4H2: 96% do sistema europeu de gasodutos de distribuição está pronto para uma conversão para hidrogénio

20/12/2021
Um estudo produzido pelo projeto Ready4H2 (Ready for Hydrogen), em que participa a GGND (Galp Gás Natural Distribuição), conclui que a larga maioria (96%) dos gasodutos europeus de distribuição de gás, que abastecem 67 milhões de lares, empresas e indústrias, já estão prontos para o transporte de hidrogénio.
Imagen

Trata-se do primeiro relatório produzido pela aliança europeia Ready4H2 sobre a real capacidade das redes de distribuição de gás europeias de suportarem a construção de um mercado de hidrogénio resiliente, alinhado com as ambições recentemente anunciadas para o Fit-for-55.

O pacote Fit-for-55 é um conjunto de propostas destinadas a alinhar a legislação da UE em matéria de clima e energia pelo objetivo estabelecido pela UE de reduzir as emissões em pelo menos 55 % até 2030. A GGND (Galp Gás Natural Distribuição) participa nesta aliança com mais 90 distribuidoras de gás europeias de 16 países, reforçando o seu compromisso com a transição para uma economia mais verde e inclusiva.

“Constatámos, em termos económicos, que é quatro vezes mais barato transportar hidrogénio por gasoduto do que por camião, o que justifica um forte investimento nas redes locais de gás”, afirma Peter Kristensen, Presidente da Ready4H2.

Na sequência da recolha dos conhecimentos e experiência das Operadoras da Rede de Distribuição (ORD) a nível europeu sobre projetos e infraestruturas de hidrogénio e respetiva estratégia nacional, o estudo assinala também que, apesar do demonstrado potencial do hidrogénio, existem ainda uma série de barreiras tecnológicas, comerciais, públicas, regulamentares e organizacionais, que continuam a impedir a conversão das redes de gás para transporte de hidrogénio. Incluem-se, nomeadamente, as incertezas relacionadas com o preço e os volumes do mercado de hidrogénio, a falta de sensibilização do público para os benefícios da descarbonização por via deste vetor energético e de apoio às ORDs.

O relatório identificou ainda, como solução para os problemas acima referidos, a necessidade de um mandato operacional mais forte para as redes locais de gás a nível europeu e de maior flexibilidade operacional a nível nacional/local para agilizar a adaptação das soluções de hidrogénio.

Conclui-se, no estudo, que a realidade das transições energéticas locais tem de ser reconhecida pela futura legislação da UE, criando a possibilidade de as ORDs poderem operar redes de hidrogénio dedicadas, em vez de apenas promoverem a mistura de hidrogénio nas suas infraestruturas. Além disso, os Estados-Membros devem dar às ORDs um mandato para gerir a qualidade do gás nas suas redes individuais, permitindo assim soluções de descarbonização adequadas para os fornecedores e consumidores.

O projeto Ready4H2, lançado oficialmente no dia 20 de outubro 2021 e com duração prevista até março 2022, prevê ainda a conclusão e divulgação de outros dois estudos, um que analisará de que forma podem as ORDs contribuir para a cadeia de valor do hidrogénio e, por fim, um roteiro sobre a contribuição dos ORDs para a criação de uma infraestrutura de distribuição de hidrogénio da Europa.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSoliusProfei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial