Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A plataforma EcoStruxure Building da Schneider Electric ajuda a optimizar o conforto e a eficiência energética em casas e escritórios

Os edifícios inteligentes, a aposta para construir um futuro sustentável

Schneider Electric04/01/2022

Os edifícios do futuro têm que ser edifícios inteligentes. Estima-se que cerca de 30% da energia mundial consumida encontra-se nos edifícios, seja na sua construção ou no seu funcionamento do dia a dia. Para além disso, é necessário acrescentar que emitem quase 40% das emissões anuais dos gases de efeito de estufa. Uma percentagem que, sem qualquer dúvida, apostando na sustentabilidade, a sociedade tem de baixar.

Para tal, é necessário realizar um clara aposta nos edifícios inteligentes. O que têm de oferecer estes tipos de construções? Desde o bem estar físico das pessoas que os habitam, até ao emocional, ambiental e social. Deve ser um edifício que controle o rendimento de aspetos como a temperatura, a humidade, o movimento do ar, o ruido ou a iluminação, sendo assim possível alcançar não apenas a harmonia para viver, mas também uma gestão mais eficiente e, devido à inteligência, mais intuitiva.

Os edifícios consomem 30% da energia mundial e soluções como o EcoStruxture Building da Schneider Electric permitem um conforto e produtividade...
Os edifícios consomem 30% da energia mundial e soluções como o EcoStruxture Building da Schneider Electric permitem um conforto e produtividade optimizados nos edifícios do futuro.

A EcoStruxure Building contribui para a aposta nos edifícios inteligentes

A plataforma de gestão de edifícios Eco Struxure Building da Schneider Electric contribui para a aposta nos edifícios inteligentes. Trata-se de uma plataforma aberta que proporciona uma solução colaborativa da Internet das Coisas (IoT) e que devido ao seu software, hardware e serviços através de uma rede central de IP Ethernet contribui para que os edifícios maximizem a sua eficiência, tanto energética como operacional, otimizar o conforto e a produtividade e, como tal, o valor da construção.

A Eco Struxure Building, possuindo como objetivo criar melhores edifícios e escritórios inteligentes, pode colaborar com sistemas de terceiros por muito mais complexos que sejam e criar soluções inteligentes personalizadas em cada edifício. Trata-se de uma plataforma compatível com protocolos industriais como BACnet, Modus, LON e Zigbee, e inclui ainda certificações BTL em todos os seus componentes de hardware e software de sistema SmartX. Tudo isto faz com que os edifícios estejam preparados para o futuro e as novas aplicações tecnológicas que dai advenham e que sejam mais fáceis de ser integradas.

Com a Eco Struxure é possível obter soluções integrais em seis âmbitos diferentes de especialização como a energia, TI, edifícios, máquinas, plantas e redes, e podemos aplicar em quatro setores diferentes como a construção, o centro de dados, a indústria e as infraestruturas.

EcoStruxure Building e as suas capacidades remotas fornecem processos automatizados e melhores soluções de gestão de energia e custos à distância...
EcoStruxure Building e as suas capacidades remotas fornecem processos automatizados e melhores soluções de gestão de energia e custos à distância.

Um enorme leque de vantagens na hora de assumir o desafio de transformação dos edifícios inteligentes

Uma das caraterísticas dos edifícios inteligentes reside em serem construções que estão sempre conectadas e proporcionam informações em tempo real do seu estado. Isto permite realizar diagnósticos exaustivos, antes de uma equipa de manutenção ter de deslocar-se ao edifício e inclusive realizar ações de reparação de forma remota. Tudo isto faz com que o tempo de espera e execução de manutenção seja menor e, consequentemente, se reduzam os seus custos operacionais.

Ao observar o rendimento que o edifício possui de forma imediata e obter os dados, é possível abordar os problemas de forma rápida e isso faz com que se diminuam as reclamações dos funcionários e para além disso a IoT permite-nos controlar de forma automática o edifício e e as suas finanças pois reduz os custos de deslocação.

Por outro lado, os sistemas como a EcoStruxure™ Building e as capacidades remotas que nos proporciona permite automatizar os processos, que as instalações funcionem de forma eficaz durante mais tempo e que obtenhamos melhores soluções de gestão de energia e custos.

Para finalizar, temos de destacar que acima de tudo o bem estar que os residentes experienciam num edifício inteligente, pois o habitáculo adapta-se às suas necessidades e controla elementos como o ar, a temperatura, o ruído ou a luminosidade de forma a que o indivíduo experiencie um ambiente de trabalho ideal e aumente a sua produtividade.

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial