Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Tipologias de controlo em iluminação

Gonçalo Lopes | Project Developer da Lumosa21/02/2022
A iluminação LED, suportada por sistemas de controlo inteligentes, permite ganhos de eficiência consideráveis.
Mais do que um produto inovador, trata-se de uma mudança indispensável para alcançar a sustentabilidade energética. A evolução da tecnologia LED permitiu que esta seja a forma mais fiável de iluminação que se conhece.

As luminárias LED da Lumosa, além de oferecerem uma iluminação de alta qualidade e elevada uniformidade, dispõem também de um sistema de controlo inteligente. Este sistema de controlo, denominado por 'LumosaTouch', permite aos seus utilizadores o controlo total da sua solução de iluminação, de forma centralizada através de uma interface simples e intuitiva.

Controlo 'LumosaTouch'

Atualmente, o controlo das luminárias LED Lumosa é implementado usando um protocolo de comunicação próprio da Lumosa através de um sistema de PLC (Power Line Comunication), que consiste na introdução de um sinal de controlo na cablagem de alimentação, que de um modo bidirecional transporta as diferentes mensagens entre o comando e as luminárias, tais como o estado do LED, a sua temperatura, o dimming, seleção de luminárias, execução de light shows predefinidos, entre outras.

foto
Sendo a Lumosa uma empresa de tecnologia e inovação, procura sempre novos desafios que dinamizem os seus produtos para que se tornem mais versáteis.

O projeto que estamos a desenvolver tem como objetivo dotar as nossas luminárias de diferentes protocolos de comunicação, permitindo a sua integração numa maior gama de meios. Nomeadamente, através da adoção de dois dos protocolos de comunicação mais utilizados em iluminação: DALI e DMX512.

DALI (Digital Addressable Light Interface)

DALI é um protocolo de comunicação internacional que permite a interação de diferentes equipamentos entre si, independentemente do seu fabricante ou da sua função.

O sistema DALI consiste numa central de controlo que através de um software próprio comunica com diferentes dispositivos da rede, tipicamente luminárias, sensores e consolas de comando.

Este protocolo de comunicação viabiliza maiores e mais complexos sistemas de cooperação entre dispositivos, pois o mesmo ponto de controlo tem acesso a informação de todos os dispositivos presentes na rede.

A simplicidade de hardware do protocolo DALI é uma das suas grandes vantagens, pois utiliza apenas um par de fios sem polaridade que interliga todos os atuadores presentes na rede.

foto

DMX512

DMX (Digital Multiplex) é um protocolo de comunicação utilizado em luminotecnia que surgiu com a necessidade de conectar vários dispositivos de diferentes fabricantes de iluminação. O protocolo DMX512, desde o seu nascimento, apresenta uma visão dedicada às artes e ao espetáculo luminotécnico, tendo a capacidade de controlar até 512 dispositivos por controlador.

Um atuador controlado por sinais DMX é previamente endereçado, respondendo apenas aos comandos destinados ao seu endereço. Diferentes dispositivos com o mesmo endereço responderão de igual maneira aos comandos enviados pelo controlador.

Este protocolo de comunicação permite uma maior frequência de transmissão, facilitando a criação de light shows dinâmicos com interação musical.

foto
Na tabela seguinte é possível verificar as caraterísticas dos diferentes protocolos em estudo.
foto

Após a análise da tabela podemos concluir que os diferentes protocolos disponíveis para o controlo de iluminação são uma mais-valia para os seus utilizadores, visto que estas soluções integradas para além de uma iluminação de qualidade, proporcionam uma agradável experiência de utilização, permitindo o seu uso dinâmico e sustentável.

Na Lumosa estamos constantemente a par dos desenvolvimentos tecnológicos e procuramos acompanhar as necessidades do mercado. Para isso, trabalhamos diariamente na inovação e desenvolvimento dos nossos produtos.

Para mais informações sobre as Soluções Lumosa Lighting e Lumosa Energy, aceda a www.lumosa.pt ou contacte-nos através do e-mail: geral@lumosa.pt

Concreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Segurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaUm futuro mais verde faz parte da VulcanoBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschKeyter: HVAC&R Solutions

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial