Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bombas de calor: especialistas da Resideo detalham pormenores sobre a instalação

Resideo

11/01/2022
As associações de fabricantes de bombas de calor consideram que é esperado um aumento significativo das vendas.
Imagen
Não há dúvida que as bombas de calor irão desempenhar um papel importante na descarbonização. No entanto, é importante lembrar que, ao contrário das caldeiras, as bombas de calor funcionam de forma diferente para fornecer o conforto ideal com a maior eficiência energética possível.

Neste artigo, os técnicos da Resideo respondem a algumas das perguntas/dúvidas mais frequentes que os instaladores devem considerar ao integrar uma bomba de calor numa instalação de aquecimento e/ou arrefecimento, é que permite o controlo de zonas específicas.

Todos os controlos são compatíveis com bombas de calor?

Não. Como as bombas de calor funcionam de maneira diferente das caldeiras, é necessário especificar o tipo correto de controlo. Uma bomba de calor ligada e desligada regularmente não funciona de forma eficiente, sendo que o utilizador final que paga a conta de luz não estaria a aproveitar todos os benefícios económicos dessa tecnologia. Da mesma forma, é importante manter um caudal mínimo de água na bomba de calor, pois se o caudal ficar abaixo de um determinado limite, a bomba de calor irá parar de funcionar independentemente do que os comandos solicitem. Portanto, o controlo escolhido deve ser adequado a essas necessidades.
Um controlo de aquecimento e arrefecimento como o evohome Honeywell Home é ideal, pois foi projetado para ser compatível com caldeiras tradicionais e caldeiras de condensação de alta eficiência, bem como com as bombas de calor mais recentes.
Para permitir que a bomba de calor opere da modo mais eficiente em termos de energia, a evohome garante que o aquecimento seja fornecido por períodos suficientemente longos. O tempo mínimo que a bomba de calor deve ser parada também deve ser longo o suficiente para que a bomba de calor não ligue e pare muitas vezes. Uma bomba de calor precisa de operação relativamente estável. Esta é a razão pela qual o “tempo mínimo de funcionamento” nas configurações de instalação do evohome pode ser ajustado para se adequar às bombas de calor e caldeiras. Por exemplo, para uma bomba de calor zoneada, ela pode ser definida para 1 ciclo por hora, com 20 minutos de 'funcionamento mínimo' e um 'tempo mínimo de desligamento' de 10 minutos.
Além disso, também pode ser usado para controlar a climatização por piso radiante, que muitas vezes é instalada como um sistema emissor em conjunto com bombas de calor. Também é muito comum que a própria bomba de calor forneça água quente com um reservatório, que também pode ser gerido através do evohome, o que a torna uma solução muito versátil para quem instala agora uma bomba de calor ou planeia fazê-lo em breve. Recomendamos verificar com o suporte técnico a compatibilidade e como ajustar as configurações de instalação para a sua aplicação específica.

Posso dividir a casa em várias zonas ao instalar uma bomba de calor?

Sim. Devido à pandemia, agora estamos mais tempo em casa, o que significa que as necessidades de aquecimento estão a mudar. Ter uma função de zona inteligente disponível significa que os clientes podem, por exemplo, diminuir a temperatura em ambientes que não estão a ser utilizados, economizando energia e dinheiro.
O controlo otimizado também deve ser considerado se uma casa com bomba de calor for dividida em diferentes zonas, com a intenção de permitir que os ocupantes economizem mais energia. Aqui, o mapeamento deve ser configurado de forma que a quantidade de energia exigida pelos controlos permaneça dentro das capacidades de modulação da bomba de calor. Se a bomba de calor atua diretamente com os diferentes circuitos, é importante ter em consideração o caudal mínimo que deve sempre circular pelo equipamento. Para tal, pode ser interessante evitar o sobrezoneamento (zonas de agrupamento) ou disponibilizar um sistema de by-pass que permita garantir sempre um caudal mínimo.
Contudo, o recomendável, do ponto de vista do comando e funcionamento da instalação, é a separação hidráulica do circuito primário (bomba de calor) dos circuitos secundários (zonas). Para isso, o mais comum é que a bomba de calor forneça energia para um tanque de inércia e as bombas do circuito secundário sejam aquelas que transportam a energia para os emissores de calor nas diferentes áreas quando o utilizador precisa. Ao separar o primário do secundário desta forma, permite que uma casa tenha até 12 zonas HVAC disponibilizadas pelo controlo evohome multi-zona, cada uma das quais exige diferentes quantidades de energia em momentos diferentes, sem fazer com que a bomba de calor ligue e desligue ou que reduza seu desempenho.

Qual é a função de arrefecimento?

Como as bombas de calor geralmente podem arrefecer tão bem quanto aquecer, o controlo de arrefecimento é um novo recurso disponível em controlos inteligentes como o evohome. A função de arrefecimento permite que os usuários finais alternem facilmente o sistema entre o modo quente e frio, e o instalador pode selecionar quais as salas adequadas para arrefecimento.

Vale a pena aproveitar os cursos de formação adicionais sobre controlos de bomba de calor?

Existem vários e excelentes pacotes de controlo disponíveis que podem ser adquiridos ao fabricante da bomba de calor e separadamente. Para obter o máximo de um produto, como o evohome, que pode interagir com quase todas as aplicações de aquecimento e arrefecimento, incluindo bombas de calor, caldeiras, aquecimento central, água quente sanitária, radiadores, ventiloconvectores ou piso radiante/arrefecimento, vale a pena procurar oportunidades de formação de fabricantes de controlo e fabricantes de equipamentos de bombas de calor. Desta forma, os instaladores podem conhecer melhor o equipamento e como pode ser instalado e configurado para funcionar melhor com diferentes produtos e condições de projeto, garantindo que o cliente aproveite, ao máximo, todas as funcionalidades dos produtos.

Se os parâmetros de controlo forem configurados incorretamente, todos os itens que se destinam a gerar mais economia de energia, como controle de zona, capacidade de controle de clima inteligente e controles de temperatura de calor e frio, podem ser afetados.

Uma vez que se espera que as bombas de calor desempenhem um papel tão importante na redução das emissões do HVAC doméstico, será vital recomendar um controlo que possa tirar o máximo partido da tecnologia e torná-la fácil para os clientes. Ter um controlo como o evohome, fácil de instalar, e que pode funcionar perfeitamente com uma bomba de calor e uma caldeira, significa que os instaladores podem ajudar os clientes a maximizar o conforto, economizar energia e os recursos avançados disponíveis, independentemente da tecnologia que está a ser instalada.
foto

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)SoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial