Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Soladrilho produz cerâmica com energia própria

O Instalador12/01/2022

A Soladrilho empresa de cerâmica no Entroncamento, já usufrui de autoconsumo solar tornando a fábrica mais independente do consumo da rede elétrica e em paralelo, evitar a emissão de 373 toneladas de CO2/ano.

foto

Este projeto foi promovido e desenvolvido pela Helexia, que englobou o investimento de aproximadamente 800 mil euros, que a par da central fotovoltaica permitiu remoção de 11.200 m2 de coberturas de fibrocimento, material que contém amianto, e a sua substituição por coberturas em painel sandwich.

A parceria entre a Helexia e a Soladrilho representa mais uma “contribuição da Helexia à Transição Energética, económica e ecológica de um setor produtivo e exportador Nacional”, comenta Luis Pinho, country director da Helexia Portugal.

A central fotovoltaica tem uma potência de 537 kWp e uma produção anual estimada de 829 MWh e vai permitir à Soladrilho reduzir a fatura energética, contribuindo para uma maior competitividade nos custos de operação.

A Soladrilho tem volume de negócio de cerca de 7,9 milhões de euros, exportando cerca de 85% da sua produção para mercados como França, Espanha, China, Rússia e Estados Unidos.

“O consumo de energia representa cerca de 30% na estrutura de custos, sendo que a Soladrilho já possui uma unidade de cogeração alimentada a gás natural, cuja eletricidade é vendida à rede, com aproveitamento do calor no processo produtivo”, acrescenta Luís Pinho.

O setor da cerâmica em Portugal é eminentemente exportador e para se ser competitivo e manter a boa performance do volume de negócios neste mercado global, obriga a uma gestão minuciosa de vários fatores. Sendo um forte consumidor de energia, representando o gás e a eletricidade uma fatia muito importante do custo industrial.

A instalação da central fotovoltaica na Soladrilho contribui para uma redução dos custos com a eletricidade e o reforço da imagem corporativa sustentável da empresa.

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoSmart Home show de 25 a 27 2022Esdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Jaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial