Mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. Este é o objetivo do act4nature Portugal, que vai na terceira vaga de adesão.
Lançado, em 2020, pelo BCSD Portugal, conta já com a assinatura de 27 empresas nacionais que, como refere a organização, assumiram compromissos pela biodiversidade em 2020 e 2021.
O act4nature Portugal decorre do act4nature International, que reúne hoje cerca de 150 signatários, tendo sido lançado em França em 2018 pela associação EpE - Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD e enquadra-se nos compromissos assumidos pelo BCSD Portugal, em 2019, ao integrar a coligação Business for Nature.
Como explica o BCSD Portugal qualquer empresa pode aderir ao act4nature Portugal. Ao fazê-lo subscreve 10 Compromissos Comuns Comuns act4nature e define um conjunto de compromissos individuais SMART (Specific/Específicos, Measurable/Mensuráveis, Additional/Adicionais, Realistic/Realistas e Time- bound/Delimitados no tempo), alinhados com a atividade que desenvolva e com uma abordagem construtiva/voltada para o futuro.
Em Portugal já 27 empresas assumiram compromissos no âmbito do act4nature Portugal. São elas a Accenture Portugal, Altice Portugal, Altri, ANA Aeroportos de Portugal, Ascendi, Companhia das Lezírias, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, ECOINSIDE, Ecosativa, EDIA, EDP, Eurest, Herdade dos Grous, Inspira Hotels, Jerónimo Martins, KPMG, LIPOR, NBI – Natural Business Intelligence, REN, The Navigator Company, Saint-Gobain Portugal, Sonae, Sovena, Trivalor e VdA.
As empresas que estiverem interessadas em aderir em 2022 podem fazê-lo até 31 de março.
10 compromissos comuns:
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal