Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Retoma da atividade no setor da indústria e logística marcada pela forte aposta na digitalização

08/03/2022
A pandemia continuou a condicionar os setores da Indústria e da Logística, com paragens de atividade significativas em alguns ramos industriais.
foto

Na área da Logística, a digitalização foi uma das tendências marcantes, com uma forte aposta no e-commerce e com novos desafios impostos pela dinâmica das cadeias de abastecimento. Já na Indústria, a fase é de franca recuperação, com reflexo no reforço das equipas e nos processos de recrutamento.

Tiago Sousa, Team Manager na Hays Portugal, destaca que “na área da Logística, a digitalização foi uma das tendências marcantes, com uma forte aposta no e-commerce e com novos desafios impostos pela dinâmica das cadeias de abastecimento. Já na Indústria, a fase é de franca recuperação, com reflexo no reforço das equipas e nos processos de recrutamento”.

A crise de semicondutores e os constrangimentos nas principais vias de comércio mundial marcaram 2021, um ano em que o contexto da pandemia teve ainda um peso significativo nos setores da Indústria e da Logística. Na área da Logística, as paragens de atividade, incontornáveis em algumas indústrias, refletiu-se nas dinâmicas das cadeias de abastecimento. O setor ficou também marcado pela abertura de novos e maiores blocos logísticos, bem como pelo facto de algumas empresas internacionais terem escolhido Portugal para montar estruturas logísticas com funções globais.

“Em linha com os processos de digitalização e com os desafios da cadeia de abastecimento, a área de Compras tem recebido particular atenção, com várias empresas a reestruturarem os seus departamentos de forma estratégica, assumindo cada vez mais uma abrangência global. A aposta recaiu essencialmente nos departamentos de Procurement, com o objetivo de otimizar os savings e aumentar o poder de compra e de negociação”, acrescenta Tiago Sousa.

No caso da Indústria, em franca recuperação na fase pós-Covid, Tiago comenta que “os processos de recrutamento estão a retomar a sua força, já que a expansão das equipas se revela uma necessidade inevitável devido à reabertura, praticamente total, dos negócios. Uma tendência que se estende das grandes zonas metropolitanas a todo o país, com entidades do interior a recorrerem ao aumento dos seus quadros internos”.

Perfis mais e menos solicitados

A digitalização da indústria tem tido um impacto positivo na procura por perfis das áreas de Industrialização e Automação. Por outro lado, o aumento do custo das matérias-primas e dos transportes, de uma forma transversal a todos os negócios, motivou o crescimento da necessidade de perfis ligados ao departamento de Compras, abrindo caminho a eficiências no que toca a cost savings.

Tiago Sousa explica que “entre os perfis mais solicitados evidenciam-se o Responsável de Compras, o Responsável de Logística e o Coordenador de Transportes. Em relação ao último, a procura prende-se com o aumento das exigências na Cadeia de Abastecimento no que diz respeito às rotas e aos transportes, acompanhado pelo incremento exponencial dos níveis de serviço dos Operadores Logísticos”.

“Olhando especificamente para a área da Indústria, destacam-se os perfis de Buyer, Responsável de Manutenção e Project Engineering. O primeiro é motivado pelo aumento do custo das matérias-primas e dos transportes, o segundo, pela atualização e pelo aumento de linhas e equipamentos industriais, e o terceiro devido à maior quantidade de encomendas e aos pedidos de industrialização de novas referências”, conclui.

Metodologia

Este Guia Laboral do Mercado Laboral 2022 traduz-se num guia de tendências de emprego e salários, numa perspetiva de compreender o mercado de trabalho em Portugal.

A primeira parte desta edição conta com uma análise das motivações de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo com base nas respostas de 2.864 profissionais qualificados e 901 empregadores, numa análise regional incidiu sobre as regiões do Norte, Centro e Sul de Portugal.

Sendo que a segunda parte conta com uma análise das dinâmicas de recrutamento em áreas e setores de mercado específicos.

Os dados e opiniões aqui apresentados baseiam-se nos resultados dos inquéritos realizados e nos conhecimentos de mercado dos consultores da Hays, realizados de outubro de 2021.

Segurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022Keyter: HVAC&R SolutionsUm futuro mais verde faz parte da VulcanoCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial