Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Inesc Tec participa na edição portuguesa da Academia de Energia

08/04/2022
Evento vai decorrer na Madeira e é destinado à transição energética das ilhas portuguesas.
foto
Funchal, Madeira. Foto: Ana Clara.

O Clean Energy for EU Island Secretariat vai realizar nos dias 28 e 29 de abril, na Madeira, a Academia de Energia, destinada às ilhas portuguesas. Com este evento, a equipa do Secretariado, em conjunto com a RdA Climate Solutions e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (Inesc Tec), pretendem apoiar os habitantes das ilhas a selecionar, avaliar, executar e comunicar os seus projetos de transição energética.

O primeiro dia terá o formato de workshop e reúne no Hotel Pestana Casino Park, no Funchal, um conjunto alargado de especialistas que apresentarão, entre outros, os planos estratégicos para energia da Madeira e Açores, um conjunto de soluções adotadas para maximizar a integração das energias renováveis nos sistemas elétricos da Madeira e Porto Santo e discutirão a implementação das comunidades de energia renovável.

A tarde do primeiro dia é, por sua vez, dedicada ao financiamento para a transição energética nas ilhas, nomeadamente através da apresentação das oportunidades de financiamento público, destacando-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e da apresentação do papel do Clean Energy for EU Island Secretariat nesse âmbito. O dia termina com uma mesa-redonda que incluirá investidores privados com experiência em projetos de transição energética.

Este evento “permitirá descrever o esforço técnico, financeiro e regulatório que está a ser desenvolvido nos territórios insulares Portugueses (Açores, Berlengas, Culatra e Madeira) no sentido de conseguir a descarbonização dos seus consumos energéticos”, explicou por seu lado João Peças Lopes, investigador do INESC TEC e Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que será um dos oradores.

Jorge Rodrigues de Almeida, moderador do painel dedicado ao financiamento, o evento “é uma oportunidade única para conhecer o que está a ser feito e promover novos investimentos na descarbonização dos territórios insulares portugueses” pois “serão apresentados, entre outros, exemplos concretos de investimentos bem como oportunidades de financiamento”.

O segundo dia terá início no Centro Cívico do Jardim da Serra e será dedicado à reflexão e discussões em grupo acerca de novas ideias para a transição energética, bem como de estratégias para transformar as ideias em realidade. A parte da tarde será dedicada a visitas de campo.

As inscrições são gratuitas no entanto limitadas. Os detalhes da Academia de Energia e o formulário para a inscrição estão disponíveis aqui.

Bosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Segurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaUm futuro mais verde faz parte da VulcanoConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceKeyter: HVAC&R Solutions

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial