Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Poupança energética na construção certificada: a chave para salvar o planeta

23/05/2022

O consumo de energia em casa é uma preocupação cada vez maior para os cidadãos. Por um lado, os recorrentes aumentos de contas afetam a economia familiar, e mais ainda nestes tempos, dada a impotência dos consumidores. Por outro, a superexploração de recurso. Desta forma cresce o conceito de eficiência energética, que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. A eficiência energética é, por definição, a relação entre a quantidade de energia usada numa atividade e a prevista para realizá-la. O termo vem assim garantir que se faça um bom uso da energia, desperdiçando o mínimo possível.

Imagen

O mundo da construção deu um grande passo neste campo nos últimos anos e tem bastante a dizer sobre isto. O futuro passa pelas casas passivas, que são uma referência na alta eficiência energética e imprescindível na hora de construir.

Como é que as casas passivas contribuem para promover a eficiência energética?

Muito fácil. A construção de uma casa que segue os requisitos standard Passivhaus é uma casa que, tal como o conceito construtivo que certifica uma correta casa passiva, aproveita a energia solar no período de inverno e evita excessos no verão. É algo bastante simples. Isto acontece porque se utilizam os recursos da arquitetura bioclimática, isto é, os edifícios são projetados tendo em consideração as condições climáticas e assim sendo, reduzem-se os consumos de energia.

De qualquer forma, ultimamente o termo “casa passiva” está a ser um pouco banalizado. Por isso é necessário continuar a fazer pedagogia, pois nem todas as construções passivas possuem a certificação Passivhaus que determina a qualidade da construção.

Imagen

Os intervenientes que participam na construção ou reabilitação de um edifício que cumpra as normas passivas, como os arquitectos e outros técnicos, devem assimilar a razão de todas as exigências que este tipo de construção tem de cumprir e transferi-lo para o utilizador. A certificação implica uma despesa extra, bem como um acompanhamento técnico que garante o correto cumprimento. É preciso “mudar o chip” e entender que aplicar o standard é sempre um investimento e não um gasto, já que a longo prazo traz benefícios tanto para quem utiliza as instalações como para o planeta.

O standard Passivhaus

Uma casa passiva certificada reduz o consumo de energia em até 90% em relação às construções tradicionais, um dado que não deve ser ignorado. O standard Passivhaus tem a sua origem na Alemanha na década de 90, portanto não é algo novo. Wolfgang Feist, físico de profissão, percebeu que era necessário isolar adequadamente as casas devido às baixas temperaturas externas para se poupar eletricidade e, com o tempo, o conceito estendeu-se a qualquer clima. Este movimento está em operação há quase 30 anos devido à sua adaptabilidade, pois a única coisa que é necessária é que a sua funcionalidade seja demonstrada na prática, independentemente do clima.

Esta funcionalidade envolve o cumprimento de alguns princípios básicos: isolamento térmico, evitando que o calor escape no inverno e que entre no verão, estanqueidade sem pontes térmicas, estanqueidade nos sistemas de fecho que não favoreçam a perda de calor, boa qualidade de fechamentos como janelas e portas com vidros triplos e ventilação mecânica com recuperador de calor, que sem a necessidade de abrir as janelas climatiza e impede a entrada e saída de calor indesejado. Desta forma, recupera-se entre 80-90% da energia interna do próprio edifício.

Em conclusão, trata-se do aproveitamento máximo dos recursos climáticos e naturais. Sendo importante para isso, o design e construção do edifício tendo em consideração esses recursos para os potenciar ao máximo.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial