Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração

Daikin mostra porque bombas de calor são forte aliado rumo à descarbonização

11/05/2022

A Daikin, que há muito trabalha no desenvolvimento e produção de equipamentos sustentáveis, no sentido de contribuir positivamente para um planeta mais verde, marcou presença no XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022), que se realizou em Lisboa nos dias 4 a 6 de maio.

Stand da Daikin no CIAR 2022
Stand da Daikin no CIAR 2022.

Durante o evento, organizado pela EFRIARC - Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado e que contou com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a presença da Federação de Associações Ibero-Americanas de Climatização e Refrigeração, a Daikin exibiu algumas das suas tecnologias mais recentes e inovadoras, nas áreas de economia circular, sustentabilidade, descarbonização, qualidade do ar interior, serviços e formação. Simultaneamente explicou, pela voz de Hervé Pierret, Section Manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V., porque as bombas de calor desempenharam um papel fundamental na estratégia da União Europeia. Os quatro passos para a descarbonização do aquecimento residencial foram também abordados por Pierret.

Com as estimativas a apontarem para a instalação de quatro milhões de bombas de calor na Europa em 2030, Hervé Pierret recordou, durante a palestra Daikin dedicada ao tema 'Ready & Fit for 55', que atualmente existem cerca de 1 milhão de bombas de calor instaladas. Contudo, enfatizou, “é necessária a adoção maciça de bombas de calor em novas construções”, bem como a “duplicação da taxa de substituição dos sistemas de aquecimento até 2030”. Tendo em conta os recentes desenvolvimentos geopolíticos e a iniciativa RePowerEU, o responsável Daikin mostrou-se otimista quanto ao futuro, uma vez que as previsões indicam que o mercado anual de bombas de calor pode ultrapassar os 5 milhões.

Para que estas metas sejam uma realidade, Hervé Pierret sublinhou o papel dos decisores políticos no sentido de evitarem incentivos aos combustíveis fósseis, e garantirem que as tecnologias renováveis gozam de condições equitativas.

“As bombas de calor estão mais do que aptas para aceitar o desafio da descarbonização residencial, e desta forma tornarem-se o equipamento padrão tanto no mercado da nova construção como da renovação. Não são uma tecnologia do futuro, mas sim, uma solução estabelecida que está pronta para uma utilização generalizada no presente. Do ponto de vista da indústria das bombas de calor, onde se inclui a Daikin, há muito que trabalhamos para contribuir para as metas de descarbonização e alçarmos um mundo mais verde”, disse Hervé Pierret, Section manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V..

Hervé Pierret, Section Manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V.
Hervé Pierret, Section Manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial