Monitorização Remota TRANE
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cascais Ambiente lança Manual das Hortas Comunitárias

13/05/2022
foto
Livro pretende ser um instrumento de apoio para a prática da agricultura biológica na cidade de Cascais.
A Cascais Ambiente, empresa municipal de ambiente de Cascais, acaba de lançar o “Manual das Hortas Comunitárias de Cascais”. A iniciativa decorre no âmbito do projeto Terras de Cascais.

Como explica a Cascais Ambiente, o livro surge com origem no projeto de promoção da agricultura urbana, iniciado em Cascais no ano 2009, com o objetivo de compilar e complementar a informação teórica e prática lecionada na formação de Agricultura Biológica, que decorre quatro vezes por ano nesta cidade, tendo já formado mais de 2000 munícipes (cerca de 200 por ano).

O objetivo é que de uma forma simples mas completa ensinar como aprender a cavar, mas também como utilizar bioestimulantes, entre outras matérias relacionadas com o cultivo de hortas. Para tal tem vários níveis de linguagem, simplificando determinados conceitos através da ilustração, e em simultâneo, aprofunda esses mesmos conceitos através de uma explicação mais técnica.

Segundo a empresa o Manual está alinhado com a estrutura da própria formação trimestral. Inicia com a ‘discussão’ entre Agricultura Biológica e Agricultura Convencional. São abordadas as técnicas da rotação e consociação de culturas, assim como, a instalação das infraestruturas ecológicas (bordadura com plantas perenes aromáticas). Ensina o horticultor a planear a sua parcela, cavá-la e preparar os canteiros de plantação e a identificar as ferramentas apropriadas a cada tarefa e como utilizá-las. É, ainda, abordado o conceito de fertilidade do solo e como fertilizar em agricultura biológica, seguido da compostagem e vermicompostagem. Funciona, deste modo, como um guião para o horticultor preparar o cultivo da sua parcela, percorrendo as várias práticas culturais desde a sementeira/plantação, passando pelas podas, desfolha e tutoragem até chegar ao modo como controlar as ervas infestantes. No tema da rega, para além de ensinar quando, onde e como regar, ensina a montar um sistema de rega gota-a-gota.

São ainda abordadas as pragas e doenças, onde o horticultor fica a conhecer os animais (acima de tudo insetos) e plantas auxiliares que contribuem para limitação natural dessas mesmas pragas e doenças, ou seja, a importância da biodiversidade na horta (ex. a joaninha que caça piolhos). A par disso o Manual também explica que produtos que podem ser utilizados para a prevenção das várias doenças e tratamento da maioria das pragas, em modo biológico, quer sejam de compra ou preparados caseiros (ex. chá de cavalinha, decocção de cravo-túnico ou maceração de arruda).

O livro, ilustrado, tem 130 páginas e será disponibilizado em formato digital, aberto ao público. Os antigos e novos horticultores com parcela atribuída vão receber uma versão impressa. O público em geral poderá adquirí-lo pelo preço de produção.

Keyter: HVAC&R SolutionsBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschSistemas solares térmico Bosch. a Junkers agora é Bosch42 Mostra convegno Expocomfort 28 jun - 1 jul fieramilano / 28 Jun - 6 Jul Digital Experience2nd All Things Energy ForumDaikin: visite o nosso stand na Tektónica Pavilhão 02, stand 2B17Criar bom ambiente faz parte da Vulcano

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial