Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Instalações com bomba de calor: soluções Caleffi para uma revolução verde

14/06/2022
Garantir a sustentabilidade ambiental significa assegurar o nosso futuro e o do planeta, daí que o tema das emissões de gases com efeito de estufa se tenha tornado cada vez mais premente nos últimos anos. Apesar disto, para os países industrializados e em vias de desenvolvimento, é ainda problemático chegar a um comprometimento.

No que respeita às emissões, a climatização doméstica foi a primeira área a sofrer duras críticas, e várias partes procuraram soluções para incentivar a requalificação energética dos edifícios e a difusão de fontes de energia renováveis. Legislação e incentivos procuram encorajar a substituição de caldeiras a combustíveis fósseis por bombas de calor: máquinas capazes de retirar energia térmica de um espaço a baixa temperatura e de a transferir para um outro espaço a uma temperatura mais elevada. De facto, estas são já recomendadas para quase todos os edifícios de nova edificação.

Permanece, contudo, um problema fundamental: como substituir o largo número de caldeiras já instaladas no parque edificado por bombas de calor?

Os fabricantes de bombas de calor aceitaram o desafio: torná-las cada vez mais eficientes e economicamente acessíveis para favorecer a sua ampla difusão.

Também a Caleffi acredita nesta revolução e investe na pesquisa, desenvolvimento e nos processos para realizar componentes específicos para este tipo de instalações, com o objetivo de simplificar o trabalho de projetistas e instaladores durante a fase de transição – do projeto para a instalação. Nós, que desde sempre somos grandes defensores das fontes renováveis, desenvolvemos uma gama completa de produtos para garantir o funcionamento correto, a eficiência e a segurança das novas instalações de climatização.

foto
O esquema tradicional de uma instalação com bomba de calor prevê a aplicação de alguns componentes fundamentais para o seu funcionamento ótimo.

Separador hidráulico

Nas instalações que preveem uma bomba de reforço, recomendamos que se separe o circuito primário do secundário através de um separador hidráulico. O objetivo é evitar que possam surgir interferências entre os próprios circuitos, devido a variações dos caudais e das alturas manométricas dos circuladores.

Filtro de sujidade magnético Caleffi XF Série 577

No caso específico da instalação com bomba de calor, a separação das impurezas torna-se imprescindível. Dentro da nossa vasta gama de produtos para separação das impurezas, o novo filtro de sujidade magnético Caleffi XF distingue-se pelo duplo efeito filtrante. Em comparação com a maioria dos filtros existentes no mercado, o Caleffi XF consegue capturar partículas duas vezes mais pequenas, e graças à sua ampla superfície de filtragem minimiza as obstruções, eliminando as impurezas logo desde a primeira passagem.

Válvula desviadora motorizada Série 6445

Permite a gestão do fluxo entre a instalação de climatização (aquecimento e arrefecimento) e o de preparação da água sanitária.

Coletor Porta-Instrumentos Série 305

É composto por válvula de segurança em tecnopolímero, purgador de ar e manómetro, dispositivos indispensáveis para o controlo de um circuito fechado.

Válvula de Bypass Série 519

É utilizada nas instalações que podem operar com variações de caudal significativas. Assegura uma recirculação de caudal proporcional ao número de válvulas que se fecham, limitando o valor máximo da pressão diferencial gerada pela bomba.

Válvula Antigelo Série 108

É o sistema de proteção mecânico criado para todas as bombas de calor. Permite a descarga automática do fluido do circuito quando a temperatura do mesmo atinge um valor médio de 3°C, impedindo assim a formação de gelo no circuito. A versão com sensor de ar evita que a válvula atue quando a temperatura externa do ar é superior a 5°C.
Keyter: HVAC&R SolutionsBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschSegurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaUm futuro mais verde faz parte da VulcanoChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Concreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International Conference

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial