Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Água quente em todas as torneiras, sem espera, sem desperdício

Heaboo distinguida com prémio Inovação na Tektónica

O Instalador19/05/2022

Trata-se de um chuveiro, de cunho nacional, que permite ter água quente desde o primeiro segundo. Falamos do Hoterway, comercializado pela startup portuguesa Heaboo (especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética), que apresentou o produto na Tektónica 2022. Candidato ao prémio Inovação do certame, acabou vencedor e com muito sucesso e interesse junto do público da feira.

Imagen
O Hoterway é o primeiro chuveiro do mundo, com água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia. Com ele vem também o Hoterway Box, com a mesma tecnologia, mas numa versão de embutir.
O sistema Hoterway é uma solução global que permite o fornecimento de água quente instantânea em todas as torneiras da habitação. Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100% portuguesa, a coluna de chuveiro Hoterway elimina o tempo de espera das soluções convencionais armazenando calor durante o duche que usa depois para aquecer a água no início do próximo duche permitindo desta forma poupar milhares de litros de água por ano. As baterias são carregadas durante o período do banho permitindo que no início do banho seguinte não seja necessário esperar até a água atinja a temperatura desejada. Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design sofisticado, o chuveiro Hoterway é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade.
O projeto Hoterway começou a ser desenvolvido pela equipa da Heaboo, em 2014, na Universidade de Aveiro. Lançada recentemente, a campanha internacional de crowdfunding do projeto Hoterway resultou na recolha de cerca de 26 mil euros, investidos no processo de industrialização e de lançamento do produto no mercado.

Bateria Térmica Hoterway IN

A bateria térmica Hoterway IN pode ser encastrada na parede (espessura de 120mm) ou instalada numa zona técnica do compartimento.

Imagen

Funciona de forma totalmente passiva acumulando calor durante a passagem da água quente num processo termodinâmico de mudança de fase de um material específico.

A preservação do calor entre utilizações é assegurada por um isolamento térmico de alta eficiência conseguido com painéis de vácuo que asseguram uma perda de calor inferior a 20% em 24 horas.

A bateria térmica é ligada ao circuito de AQS e ao circuito de retorno e a saída é ligada ao compartimento fornecendo assim AQS aos pontos de consumo de forma instantânea sem consumo energético associado.

Para além das ligações de água, o sistema integra um controlador, dois sensores de temperatura e uma electroválvula local que permitirá ativar temporariamente e apenas nesse compartimento o circuito de retorno em situações em que o o perfil de consumo não assegura a recarga total da bateria de forma passiva. Desta forma há a garantia de que sempre que o utilizador abre uma torneira no compartimento, a bateria está carregada e como tal a água sairá sempre quente logo nos primeiros segundos.

O controlador é ligado em série por cabo (protocolo RS485) ao sistema central Master, localizado junto ao ponto de aquecimento/armazenamento de água quente.

Módulo Central IN Master

O módulo central IN Master faz a gestão dos pedidos de apoio ao circuito de retorno que são feitos por cada um dos compartimentos, gerindo a prioridade das respostas e a ativação da bomba de circulação. Como opção pode ser integrado um módulo de comunicação com o exterior que enviará para uma base de dados toda a informação do sistema permitindo o acesso aos estados em cada compartimento, temperaturas registadas e histórico de pedidos de apoio ao circuito de circulação.

Imagen
A bomba de circulação (não fornecida) funciona por períodos curtos sendo recomendável que trabalhe na máxima capacidade não sendo necessário nem recomendável a utilização de bombas de fluxo variável. O quadro elétrico (não fornecido) é composto por uma fonte de alimentação 12V DC (20W), um relé com bobine de ativação 12V DC e um disjuntor para corte geral do sistema.

O módulo central IN Master interage com cada um dos compartimentos através de um cabo de ligação série RS485 (4 fios entrançados blindados). O cabo é ligado do master a um dos compartimentos e desse compartimento sai um outro cabo para o próximo. O módulo central IN liga-se ao quadro elétrico com um cabo de 4 fios, um par para ligação à alimentação 12V DC e um segundo par para ativação do relé.

A bateria térmica Hoterway IN deverá ser instalada tão próximo quando possível dos pontos de consumo do compartimento sendo apenas necessário garantir o acesso para manutenção na zona superior da bateria térmica.

A tampa de acesso é composta por um aro de fixação à parede e por uma tampa amovível que permite o acesso de manutenção permitindo substituir/verificar a electroválvula e os sensores de temperatura com um impacto estético mínimo.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial