Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Será a VMC coletiva uma solução atual?

Luiz Araújo | Sodeca Portugal31/05/2022
Nos anos 80 foi homologada em Portugal a VMC, Ventilação Mecânica Controlada, por iniciativa do Sr. Bonneville Oliveira que deu nome à sua própria empresa, Bonneville Oliveira Estudos e Equipamentos, Lda., da qual resultou a Bonneville Oliveira Ventilação e Climatização Lda.
Imagen

Foi muito bem-sucedida esta solução de ventilação, pois economizava espaço (um só tubo por prumada) e um só ventilador na cobertura em vez de um motor de exaustor ruidoso na cozinha.

Para redução do consumo de energia o ventilador funcionava apenas nas ‘horas de ponta’. Então, quem pretendesse cozinhar fora deste horário não tinha ventilação, o que ocasionou algum descontentamento. Passou a colocar-se um ventilador de duas velocidades em que a velocidade maior satisfaria as ditas 'horas de ponta' e a velocidade menor o restante horário, com ou sem funcionamento noturno.

Com tão grande sucesso, não faltaram os que ‘faziam a mesma coisa’ mas mais barato: então reduziam à secção da tubagem, aumentavam a velocidade dos ventiladores, não colocavam apoios antivibráticos ou junta flexível, e assim uma boa solução tornou-se uma dor de cabeça para muitos condóminos sobretudo os que tinham os equipamentos na cobertura da sua fração.

Outra 'invenção' foi a ligação do esquentador e do exaustor no mesmo tubo o que obviamente não funcionava nem para um aparelho nem para o outro.

Mais tarde, a VMC vem a ser renomeada para Ventilação Mecânica Centralizada, o que faz muito mais sentido. Várias normas foram revistas e atualizadas entre as quais a NP 1037, nas suas várias partes, o que estabeleceu regras sobre os equipamentos a ligar à VMC e as suas caraterísticas.

Atualmente, além de uma evolução nos equipamentos e materiais, há mais empresas sensíveis às regras da boa arte e o nível da instalação subiu.

Assim, em vez dos tubos 'spiro' preparados em oficina com derivações (de modo a reduzir as necessidades de trabalho em obra), para ligação das hotes de cozinha, já existem conjuntos formados pelo tê de derivação e um tramo ajustável em comprimento, cuja montagem dispensa cortes em obra. Estes conjuntos podem ser em aço galvanizado ou em aço inox.

Outro passo não menos importante, foi a evolução dos motores AC para EC o que permite o ajuste correto da capacidade de ventilação à necessidade.

Seja qual for a hora da necessidade de ventilação, o ventilador responde, e também se ajusta ao número de utilizadores em simultâneo.

Por imposição regulamentar, a VMC duplo fluxo é cada vez mais utilizada a nível individual, no entanto também a nível coletivo a VMC duplo fluxo pode ser utilizada aplicando as soluções de tubagem concêntrica Jeremias, que permitem que o ar novo e o ar de exaustão circulem independentes nesses tubos concêntricos.

Em suma, a VMC, atualmente, é a solução que mais garantias oferece em termos económicos, de construção e segurança, e de eficiência energética com garantia de satisfação dos utilizadores. Por isso muitos gabinetes de arquitetura e engenharia já usam esta solução.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial