Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Em 2021, a Bosch gerou vendas de mais de 800 milhões de euros com tecnologia industrial amiga do ambiente e do clima

Bosch pretende gerar milhões em vendas com tecnologia verde para a indústria

25/05/2022

Tecnologia como suporte à transformação ecológica nos negócios e na sociedade.

A Bosch está a utilizar o software inteligente da Indústria 4.0 para controlar operações de fabricação neutras em relação ao clima...
A Bosch está a utilizar o software inteligente da Indústria 4.0 para controlar operações de fabricação neutras em relação ao clima.
Na luta contra as alterações climáticas, a tecnologia está a abrir caminho e a Bosch está na vanguarda desses esforços. Em fevereiro de 2020, a Bosch tornou-se a primeira empresa industrial global a alcançar uma produção neutra em carbono. Está a desenvolver tecnologias verdes que conservam recursos, reduzem o consumo de energia, protegem o meio ambiente e mitigam o aquecimento global.
“A indústria vai tornar-se um motor de transformação ecológica nos negócios e na sociedade. A Bosch está a mobilizar todos os seus recursos e a contribuir com o seu know-how tecnológico e muitos anos de experiência em produção”, afirma Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial.
Em 2021, a tecnologia verde para a indústria gerou vendas de mais de 800 milhões de euros para a empresa. Isso representa pouco menos de 14% do total de vendas do setor de negócios de Tecnologia Industrial da Bosch (6,1 mil milhões de euros em 2021). O mercado de tecnologia verde está a crescer 8% ao ano (fonte: BMU, 2021). “A Bosch está a crescer mais rápido que o mercado. Até 2023, queremos quebrar a marca de mil milhões de euros em vendas de tecnologia industrial verde”, diz Najork.
A Bosch está a desenvolver sistemas e maquinaria modular com eficiência energética para fábricas sustentáveis
A Bosch está a desenvolver sistemas e maquinaria modular com eficiência energética para fábricas sustentáveis.

Fábricas verdes: digitalizadas e conectadas

A mitigação das alterações climáticas é um desafio para a sociedade como um todo. O setor industrial responde por cerca de um quinto das emissões globais de CO2. “A indústria deve e pode desempenhar um papel crucial na ação ambiental e climática”, afirma Najork. “Longe de ser um sonho, as fábricas verdes são uma realidade. Tudo o que precisamos agora é mais disso”.

A eficiência energética é uma alavanca fundamental, ajudando máquinas e equipamentos a consumir menos energia. É aí que entra a digitalização, que também ajuda a identificar onde a energia está a ser consumida. Para gerir o consumo de calor, eletricidade e ar comprimido, a Bosch conta com a sua própria Plataforma de Energia em combinação com o software Nexeed para a Industria 4.0. Isto torna mais fácil prever o consumo de energia, evitar picos de carga e reconhecer e corrigir desvios em máquinas individuais. A plataforma já é usada em mais de 120 localizações da empresa e em mais de 80 projetos de clientes.

Na fábrica líder da Indústria 4.0 da Bosch em Homburg, na Alemanha, este software está a ajudar a reduzir os requisitos de energia em mais de 40% por produto fabricado. A inteligência artificial oferece ainda mais possibilidades.

Na sua fábrica de Eisenach, também na Alemanha, a Bosch está atualmente a pilotar a sua Rede de Equilíbrio de Energia. Com base na Plataforma de Energia, esta solução de IA gere e otimiza a necessidade de energia de 1.000 máquinas. A IA mostra como os dados de produção e logística, informações meteorológicas e preços de energia se relacionam e oferece recomendações para agir. Espera-se que a IA ajude a reduzir ainda mais os custos anuais de energia da localização em cerca de 5%.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial