Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Reabilitação urbana: a resiliência persiste

Ana Clara22/06/2022

Editorial da edição n.º 308 da Revista O Instalador. Reabilitação Urbana é um dos temas em destaque.

Imagen

O setor da reabilitação urbana tem registado uma evolução positiva nos últimos anos. Mesmo com a pandemia, contrariou-se em Portugal o clima de incerteza.

Com a eclosão da guerra na Ucrânia, veio mais um abalo, nomeadamente, com a subida dos preços das matérias-primas, energia e materiais de construção. A juntar a isto, continuamos a enfrentar problemas como a falta de mão-de-obra qualificada e, como nos refere o Presidente da AICCOPN, em entrevista mais à frente nesta edição, “está identificada a necessidade de 80 mil trabalhadores no setor”.

Apesar de todos estes constrangimentos, a situação tem mesmo de ser aproveitada como uma oportunidade, nomeadamente para promover novos modelos de negócio baseados na economia circular e com a utilização de produtos reciclados.

É isso mesmo que o setor tem apelado: a investimentos em processos, materiais e sistemas construtivos mais produtivos, inteligentes e sustentáveis, na digitalização, em domínios como o BIM, a Internet das Coisas, a sustentabilidade, a eficiência na utilização de recursos, e a construção industrializada, permitem ganhos de eficiência que são relevantes no atual contexto macroeconómico. Uma coisa é certa: o caminho é de resiliência e o mercado da reabilitação urbana há muito que provou ser capaz.

Nesta edição conte ainda com um dossier dedicado à ventilação e acompanhe toda a atualidade que marca do setor AVAC, Edifícios e Renováveis, neste último, com destaque para alguns projetos de relevância em Portugal nos últimos meses.

Leia ainda as reportagens da Tektónica 2022 e do CIAR, certames dos quais fomos media partners, e os quais acompanhámos tudo o que por lá se passou.

Boas leituras e excelentes negócios!

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial