Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Future Energy Leaders Portugal propõem a criação de um observatório da pobreza energética

01/06/2022

Os Future Energy Leaders Portugal (FELPT) realizaram a 31 de maio a apresentação e debate do seu estudo 'Caraterização Energética e Socioeconómica do Setor Residencial em Portugal'.

Imagen

O evento de apresentação do estudo decorreu no formato 'Energia em Debate', já habitual dos FELPT, reunindo cerca de 100 participantes, contando com a presença do investigador João Paulo Henriques (ISCTE-IUL), da professora Isabel Sarmento (ISEP), do presidente do Conselho de Administração da ADENE, Nelson Lage, da coordenadora executiva da Coopérnico/PowerPoor, Ana Rita Antunes, e do presidente da Associação Portuguesa da Energia, João Torres.

Na intervenção de abertura, Ana Rita Gomes, membro da Board dos FELPT, introduziu os objetivos e o propósito do debate sobre o estudo 'Caraterização Energética e Socioeconómica do Setor Residencial em Portugal', realizado em parceria com a Associação Portuguesa da Energia.

Em seguida, Alexandre Carvalho, membro dos FELPT, apresentou a metodologia, resultados e conclusões do relatório. O estudo teve por objetivo analisar a equidade no acesso à energia para conforto térmico no setor residencial na totalidade dos municípios nacionais. Na análise dos FELPT salientam-se os seguintes pontos:

  • Uma correlação entre os indicadores socioeconómicos e os défices energéticos em Portugal, isto é, quanto menores os rendimentos medianos, maiores tendem a ser os défices energéticos.
  • Uma relação entre o nível de escolaridade e o défice energético.
  • As necessidades de arrefecimento não são colmatadas em nenhuma parte do território.

Novos programas de literacia energética

Para minimizar o problema da pobreza energética a nível nacional, os FELPT sugerem a criação de um observatório da pobreza energética, que faça um acompanhamento focado na componente social para salvaguardar as necessidades energéticas de toda a população.

Os FELPT destacam ainda a importância de se criarem novos programas de literacia energética e a revisão e aperfeiçoamento dos apoios existentes.

Na sequência desta apresentação realizou-se uma sessão de debate com mesa-redonda moderada por Andreia Carreiro, membro dos FELPT. A mesa-redonda contou com a presença do Investigador em João Paulo Henriques (ISCTE-IUL), da Professora Isabel Sarmento (ISEP), e dos engenheiros Nelson Lage (Presidente da ADENE) e Ana Rita Antunes (Coordenadora Executiva da Coopérnico/PowerPoor).

Para João Paulo Henriques, para compreendermos a pobreza energética é essencial primeiro compreendermos a pobreza, já que é uma das facetas de um fenómeno multidimensional de privação de recursos.

Na opinião de Isabel Sarmento, uma das primeiras medidas essenciais para o combate eficaz à pobreza energética seria a diminuição das necessidades energéticas, começando pela urgente reabilitação do parque habitacional nacional.

Na sua intervenção Nelson Lage destaca que o White Paper realizado pelos FELPT é um excelente ponto de partida na análise da pobreza energética em Portugal, uma vez que estudou o “estado de arte” nacional atual.

Por sua vez, Ana Rita Antunes, destaca que Portugal tem um problema de literacia energética e de conforto térmico. Para solucionar esta questão, a engenheira salienta que é essencial conciliar campanhas de informação sobre a importância do conforto térmico com soluções para a falta dele.

Na sessão de encerramento o Presidente da APE, João Torres mencionou que “o tema desenvolvido pelos FELPT neste interessante whitepaper trouxe um excelente contributo para o debate que a APE quer manter ativo particularmente num tempo em que impacto da pandemia veio agravar alguns dos riscos ali identificados”.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial