Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O compacto sistema de fornecimento de energia da igus transmite potência, dados e outros meios sem interrupções e sem anel coletor

Tudo perfeitamente arrumado: o e-spool flex mini guia cabos de forma fiável e poupa espaço

02/06/2022

Tem uma altura de 169 milímetros, 163 milímetros de comprimento, 78 milímetros de profundidade e pesa apenas 200 gramas. Isto torna o e-spool flex mini um dos enroladores de cabos e mangueiras mais pequenos e leves do mundo. Transporta potência, dados e outros meios numa grande variedade de ambientes sem interrupção - em fábricas ou escritórios, bem como em laboratórios ou consultórios dentários.

foto
O e-spool flex mini é a versão miniatura de um enrolador de cabos sem anel coletor e pode ser utilizado numa grande variedade de ambientes, como por exemplo, um escritório. (Fonte: igus GmbH)

Os pacientes em cadeiras dentárias já sabem como é: as brocas e ventosas são armazenadas num suporte junto à cadeira. Os seus cabos não têm guia, por isso ficam soltos. E não só aí, mas também em escritórios ou fábricas, onde são utilizados dispositivos com muitos fios e onde frequentemente existe um verdadeiro emaranhado de cabos. “Desenvolvemos, portanto, o e-spool flex mini, um enrolador de cabos e mangueiras sem anel coletor, que tem apenas 169 milímetros de altura, 163 milímetros de comprimento e 78 milímetros de profundidade e pesa apenas 200 gramas", diz Jörg Ottersbach, diretor da Unidade de Negócio de calhas articuladas na igus. “A guia é extremamente compacta e fácil de integrar no respetivo ambiente operacional.”

Adequado para uma vasta gama de cabos e mangueiras

Uma característica especial do design do e-spool flex mini é uma guia de fuso na qual é inserido uma parte do cabo. A guia pode então ser inserida na caixa do enrolador em apenas alguns passos e o comprimento restante do cabo é enrolado no tambor - o conector do cabo fica do lado de fora da caixa. “Graças a esta combinação, o cabo pode enrolar e desenrolar sem que o conector comece a rodar”, explica Ottersbach. “Uma vez que o bypass já não é necessário, pode utilizar-se o e-spool flex mini para uma variedade de cabos e mangueiras para a transmissão ininterrupta de potência, meios e dados”. A utilização em espaços de co-working também é viável: aqui, o e-spool flex mini pode guiar cabos HDMI e de Internet para computadores portáteis em estações de trabalho com diferentes utilizadores. Em laboratórios, por exemplo, os cabos e mangueiras podem ser facilmente arrumados no teto. E mesmo em casa, na oficina ou na estação de carregamento da sua bicicleta elétrica, o sistema de fornecimento de energia mantém os cabos arrumados.

O funcionamento intuitivo e-spool flex mini

“Fizemos questão de conceber um enrolador de cabo de modo a oferecer a máxima flexibilidade e uma utilização no dia-a-dia fácil e fiável- mesmo no caso de substituição de cabos”, explica Ottersbach. O utilizador abre a caixa do enrolador, insere um cabo ou mangueira com um diâmetro entre cinco e sete milímetros, fecha novamente a caixa e aparafusa-a no seu lugar. Agora é possível estender cabos até três metros no dia-a-dia. A cada 15 milímetros é ativado um mecanismo de bloqueio, que alivia a tensão do cabo e mantém o comprimento constante. O cabo é novamente enrolado através de um sistema de mola - semelhante a um aspirador.

Chillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Um futuro mais verde faz parte da VulcanoCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceSegurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022Keyter: HVAC&R Solutions

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial