Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Mobi.E: as verdades e mitos sobre a mobilidade elétrica

02/06/2022

Existem vários mitos associados à mobilidade elétrica. É importante dar a conhecer os factos. Por isso, a Mobi.E apresenta e desmitifica 12 mitos sobre o tema.

Os veículos elétricos são cada vez mais uma aposta nas estradas portuguesas. No entanto, continuam a surgir questões sobre as suas características e o seu uso, que devem ser clarificadas.
foto

É necessário desmitificar alguns dos mitos mais falados para fazer a melhor escolha e apostar na mobilidade elétrica:

  • Os veículos elétricos são mais caros: Cada vez mais, os carros elétricos estão a ficar economicamente atrativos. Um veículo destes pode apresentar os mesmos valores que um equivalente a gasóleo ou gasolina, para as mesmas características e nível de equipamento. O preço da bateria também desceu em cerca de 80% nos últimos dez anos. Além disso, existe o direito a benefícios fiscais e um menor custo de manutenção, o que faz com que os custos totais sejam menores.
  • Não existem postos de carregamentos suficientes: Existem muitas alternativas de carregamento. O número de postos de carregamento para veículos elétricos está a crescer rapidamente. A rede Mobi.E conta com mais de 2.485 postos de carregamento, três quartos dos quais são carregadores de CA, disponibilizando um total de 5.100 tomadas. Cada vez é maior o número de empresas que disponibilizam postos de carregamento aos seus funcionários e clientes, havendo ainda a possibilidade de realizar carregamentos domésticos.
  • O processo de carregamento é muito longo: Um veículo está estacionado, em média, mais de 90% do tempo, nomeadamente em casa ou no trabalho, pelo que se carregar neste período, o utilizador não sente o tempo de carregamento. O tempo de carregamento é importante em deslocações longas, e para estas situações o utilizador tem já à sua disposição estações de carregamento de alta potência, que fazem com que o tempo de espera seja reduzido.
  • Os veículos elétricos não fazem longas viagens: Os veiculos elétricos não são unicamente direcionados a fazer viagens de curta duração. Os veículos mais recentes apresentam autonomias em torno dos 400 km, podendo chegar a 700 ou 800 km, o que é mais do que suficiente para longas viagens.
  • Os veículos elétricos são perigosos: Os veículos elétricos possuem o grau de segurança mais alto, como os carros convencionais. Têm sistemas de segurança que evitam o risco de incêncio ou de choque elétrico; por exemplo, no caso de acidente, o fluxo de eletricidade da bateria pára imediatamente.
  • Os veículos elétricos não contribuem para o ambiente: Estes veiculos têm a menor pegada ecológica de todo o tipo de veículos no mercado. Contribuem para a proteção do ambiente, pois não emitem dióxido de carbono e outros tipos de gases. À medida que a utilização de veículos elétricos aumenta, cada vez são mais os estudos que demonstram que estes veículos são ambientalmente mais eficientes ao longo de todo o ciclo de vida.
  • Muitos veículos elétricos irão sobrecarregar a rede: Os veículos elétricos também garantem o fornecimento seguro de energia. Um estudo feito na Alemanha demonstrou que, mesmo que se começasse a conduzir mais de um milhão de veículos elétricos, a sua rede elétrica era capaz de dar resposta. Já a Noruega, país com maior utilização de carros elétricos, demonstra que não há necessidade em se preocupar com o fornecimento de eletricidade.
  • A mobilidade elétrica retira emprego: Fabricar um veículo elétrico exige menos 30% de esforço do que produzir um com motor de combustão. A longo prazo, poderia existir menos empregos na indústria automobilística. No entanto, o sucesso dos veículos eletricos manterá esta industria em total funcionamento. Além disso cria novos empregos para a produção, instalação, operação e manutenção dos postos de carregamento, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas. Só a rede Mobi.E conta com mais de 30 produtores certificados, 22 comercializadores e mais de 70 operadores.
  • Veículos elétricos são perigosos para os peões: Ao contrário dos carros com motor a combustão, os veículos elétricos são mais silenciosos. Com uma velocidade abaixo dos 30 km/h, estes veículos normalmente produzem sons artificiais. Em velocidades mais elevadas, o ruído gerado pelos pneus é suficiente para os peões ficarem cientes da presença de carros.
  • Não são rápidos: Os motores elétricos têm muita potência, a qual está totalmente disponível desde o início da aceleração. É possível porque este tipo de motores têm acesso ao torque desde o início e possui estabilidade dinâmica na estrada.
  • Não são visualmente atraentes: Ao longo do tempo, os carros elétricos foram inovando o seu design, que até então era bastante comum. Atualmente, a maioria dos carros apresenta um modelo e design futurístico, com elementos leves e elegantes.
  • Não existem matérias primas suficientes: Mediante a tecnologia atual, a quantidade de lítio existente é suficiente para produzir baterias para bilhões de carros. Além disso, as baterias antigas são recicladas (a longo prazo é possível alcançar uma taxa de reciclagem de até 97%).

Recorde-se que a rede Mobi.E integra atualmente 27 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 73 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC). A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo.

Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.

Segurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022Chillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceUm futuro mais verde faz parte da VulcanoBosch: o ar condicionado perfeito todos? é simples. É BoschKeyter: HVAC&R Solutions

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial