Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Novenergia fecha refinanciamento de 118 milhões para parte do portfolio eólico e hídrico em Portugal

09/06/2022

A Total Eren, um dos principais produtores independentes de energia renovável com sede em Paris, anunciou a obtenção do refinanciamento da dívida existente sobre parte do seu portfolio eólico e hídrico de ativos situados em Portugal e o desembolso de uma linha de crédito adicional de 118 milhões de euros pelo Banco Santander Totta.

Os ativos, que representam uma capacidade total de 461,4 MW, são detidos na totalidade pela Generg, a entidade portuguesa da Novenergia, uma subsidiária controlada a 100% pela Total Eren.

Imagen

A operação de refinanciamento foi concluída com sucesso no dia 26 de maio de 2022. O Banco Santander Totta assumiu a dívida existente emitida pelos outros credores comerciais, ao passo que o BEI (Banco Europeu de Investimento) manteve a sua participação na operação. Além disso, foi criada uma linha de crédito de 118,5 milhões de euros, aumentando o saldo total da dívida para 258,2 milhões de euros. Nas próximas semanas, o Santander Totta irá sindicar parte do empréstimo a um grupo de bancos portugueses e espanhóis.

A carteira refinanciada, é composta na sua maioria (mais de 90%) por ativos eólicos de alta qualidade com uma capacidade total instalada de 461,4 MW. A Total Eren está presente no mercado da energia renovável em Portugal desde março de 2019, através da aquisição da Novenergia Holding Company, um produtor independente de energia (“IPP”) do sul da Europa. A Novenergia opera em 5 países, e conta com uma equipa de mais de 100 pessoas maioritariamente sedeadas em Portugal, onde começou a sua atividade. A sua presença geográfica inclui também a Bulgária, a França, a Itália e a Polónia, tirando partido do seu know-how e estabelecendo parcerias locais.

Em Portugal, através da Generg, a sua participada local, a Novenergia construiu um substancial portfolio de cerca de 550 MW de ativos solares, eólicos e hídricos em operação.

Alvaro Brandão Pinto, CEO da Novenergia, afirmou: “com a intenção de racionalizar e otimizar a estrutura financeira dos ativos da Generg, considerou-se um objetivo estratégico refinanciar um conjunto de projetos eólicos e hídricos controlados por esta entidade, totalizando 461,4 MW. Só foi possível alcançar este objetivo ambicioso graças à comunhão de vontades entre a Generg e todas as entidades bancárias envolvidas, para além do espírito de colaboração e de franca negociação que sempre prevaleceu entre todas as partes. Tendo em conta o resultado final alcançado, é justo reconhecer neste momento, de uma forma especial, o trabalho conjunto realizado”.

Laurence Juin, EVP e CFO da Total Eren, declarou: “congratulamo-nos por ter obtido o refinanciamento da maioria da nossa carteira em Portugal, um marco excecional face ao contexto atual e que não teria sido possível sem o excelente profissionalismo e experiência das equipas da Novenergia, aliados à elevadíssima qualidade dos nossos ativos portugueses. Quero agradecer ao Banco Santander Totta e ao BEI e espero trabalhar com estas entidades em futuros financiamentos”.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial