Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grohe e everwave inauguram plataforma de limpeza para rios livres de plástico

23/06/2022

A modificação do ciclo da água pela Humanidade empurrou o mundo para além do funcionamento seguro para a vida na Terra1. Com a desestabilização deste recurso vital, que afeta a saúde de todo o planeta azul, é, mais do que nunca, crucial combater o desperdício de plástico, uma vez que este contribui para o problema global da poluição da água e afeta a saúde humana2.

Colaboração da Grohe com a startup social everwave está a ter impacto positivo
Colaboração da Grohe com a startup social everwave está a ter impacto positivo.

Proteger o valioso recurso que é a água é fundamental para a Grohe, empresa que conta com soluções completas para casa de banho e acessórios de cozinha. A marca prossegue com este objetivo ao combater a poluição de plástico com a sua Less Plastic Initiative3, e lança as bases para aumentar os seus esforços colaborativos de sustentabilidade.

A parceria com a everwave4, empresa cuja missão é limpar rios de resíduos e proteger os oceanos, está agora a tomar nova forma, com a implantação-piloto da inovadora plataforma de limpeza HiveX, lançada em março de 2022 no rio Bacchiglione em Pádua, Itália.

Apoio a inovações para enfrentar a crise do plástico

A colaborar com a everwave desde 2019, a Grohe contribuiu com orgulho para a inauguração da plataforma patenteada HiveX, lançada em Pádua. Ancorada, a plataforma utiliza a energia da corrente do rio para desviar e armazenar de modo contínuo resíduos flutuantes – é eficiente em termos energéticos e amiga do ambiente, dado que a tecnologia passiva utiliza a energia do que a rodeia para funcionar. O desenho em forma de favo de mel abranda a corrente da água, assegurando que as partículas de plástico alcançam a superfície e são filtradas (e que apenas os resíduos são recolhidos, enquanto os animais permanecem ilesos). Uma vez instalada, a sua arquitetura interna permite recolher até cinco toneladas de resíduos. Tal evita que o lixo chegue ao Golfo de Veneza, impedindo assim eventuais danos para o ambiente e a vida selvagem.

Clemens Feigl, CEO & co-fundador da everwave, refere que, “inicialmente, queríamos desenvolver uma tecnologia para os oceanos. À medida que a investigação avançava, tornou-se claro que é mais eficaz começar pelos rios, uma vez que 80% dos resíduos nos oceanos vêm de lá. Graças à configuração modular e à sua tecnologia, a HiveX é uma solução simples que pode ser implementada em muitos rios, ajudando a limpar cursos de água em todo o globo – sem custos elevados ou ser preciso pessoal especializado. Estamos gratos à Grohe por apoiar há anos a nossa missão de proteger os oceanos, e por, enquanto marca, ter um impacto tão positivo no ambiente”.
Imagen

Colaboração impulsiona transformação

Além de limpar os sistemas vulneráveis de água, ambos os parceiros estão empenhados na educação e em inspirar os consumidores a terem um estilo de vida mais sustentável. Jonas Brennwald, líder da Lixil Emena, afirma que “a nossa estreita parceria demonstra que, ao utilizar os conhecimentos especializados de uma marca global, uma startup social pode ter um impacto direto e tangível”.

Adianta que “a parceria com a everwave reforça o nosso papel como líder da indústria em termos de sustentabilidade, e ajuda-nos a abrir novos caminhos na nossa contribuição para o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável da ONU” (água potável e saneamento). Clemens Feigl acrescenta que “o apoio da Grohe na qualidade de líder mundial ajuda-nos a ganhar visibilidade na região EMENA e a impulsionar o nosso objetivo de termos oceanos saudáveis. Ao combinarmos os nossos pontos fortes e alertarmos para a crise global de plástico, o ambiente emerge como vencedor desta nossa colaboração”.

1 https://www.stockholmresilience.org/research/research-news/2022-04-26-freshwater-boundary-exceeds-safe-limits.html

2 H.A. Leslie, M. J. M. van Velzen, S.H. Brandsma, D. Vethaak, J.J. Garcia-Vallejo, M.H. Lamoree, Discovery and quantification of plastic particle pollution in human blood, Environment International (2022), doi: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412022001258?via%3Dihub

3 A Less Plastic Initiative, lançada pela GROHE em 2018, engloba o sistema de água GROHE Blue, que tem como objetivo fazer das garrafas de plástico uma coisa do passado, reduzir o plástico nas embalagens de produto, bem como a colaboração com a start-up everwave.

4 Anteriormente denominada Pacific Garbage Screening.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial