Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Sonae Arauco integra EcoReFibre

24/06/2022
Imagen
Projeto reúne 20 organizações de sete países europeus com o objetivo de obter uma maior integração de madeira reciclada.
A Sonae Arauco integra o projeto de I&D EcoReFibre, que reúne reputados institutos de investigação, associações, produtores de painéis derivados de madeira e fabricantes de equipamento para a indústria deste setor na Europa com o objetivo de aumentar a matéria-prima disponível através da reciclagem de painéis de fibra de madeira.

O projeto, que reúne 20 organizações de sete países europeus, obteve um financiamento de 12 milhões de euros por parte da Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa.

O consórcio pretende encontrar soluções tecnológicas que, até 2026, permitam substituir em 25% as fibras virgens agora utilizadas por fibras recicladas. Para tal serão desenvolvidos cinco projetos-piloto que vão tirar partido da tecnologia para potenciar a economia circular, reduzindo o desperdício e aumentando os recursos de madeira disponíveis na Europa.

Como explica a Sonae Arauco os painéis de fibra de madeira são amplamente utilizados em mobiliário, design de interiores e construção, sendo que, atualmente, não há um método comercialmente viável para a sua reciclagem no pós-consumo. A Europa é líder no fabrico deste produto, que atinge uma produção mundial de mais de 100 milhões de metros cúbicos por ano. O sucesso destes produtos no mercado, particularmente dos painéis de fibra de média densidade (MDF), leva à produção anual de significativas quantidades de resíduos.

Sobre o tema Adelaide Alves, R&D and Product Development Director da Sonae Arauco, afirma que “a economia circular é um dos pilares do modelo de negócio da Sonae Arauco, o que inclui, desde há muito tempo, uma preocupação estratégica com a eficiente utilização da matéria-prima. Assim, é com entusiasmo e motivação que nos aliamos a este projeto. Vamos trabalhar em conjunto com os nossos parceiros para encontrar um método comercialmente viável e com base científica para reciclar os painéis de fibra que, pelas suas características e desempenho técnico, têm um grande leque de aplicação e estão presentes em múltiplos setores de atividade, desde a embalagem ao mobiliário e à construção. Esta é uma ótima oportunidade para estendermos o ciclo de vida da madeira e os seus benefícios, nomeadamente em termos de retenção de CO2.”

Outro dos objetivos do EcoReFibre vai ser, também, o de “procurar respostas para diminuir a quantidade de resíduos de madeira que continuam a ser queimados ou mesmo depositados em aterros, contrariando os princípios de uma economia circular.”

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial