Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Smart Cities: NOVA IMS e AICEP estabelecem parceria

26/07/2022
A Associação para o Desenvolvimento da NOVA Information Management School (AD NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), anunciam a assinatura de um protocolo de cooperação, tendo em vista o desenvolvimento de diversas iniciativas sob a temática das Cidades e Regiões Inteligentes.
Imagen

Portugal é hoje um player global em inovação, investimento e atração de talentos, e, num cenário de empreendedorismo em expansão, o país tem também apostado na pesquisa e na inovação em torno da construção das cidades inteligentes e sustentáveis, em termos estratégicos.

A AICEP, por seu lado, tem por objeto o desenvolvimento e a execução de políticas estruturantes e de apoio à internacionalização da economia portuguesa, englobando a promoção das condições propícias à captação, realização e acompanhamento de projetos de investimento, nomeadamente acolhendo projetos de investimento direto estrangeiro e apoiando projetos de internacionalização de empresas nacionais.

Para Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS, “sendo a AD NOVA IMS uma instituição sem fins lucrativos e tendo como objetivo efetuar a ligação entre o mundo académico e o mundo profissional, acreditamos que existe benefício mútuo numa ainda maior aproximação entre as duas instituições, com a consequente troca de informação e de experiências. Isto é ainda mais relevante tendo em vista a mais valia criada pela consolidação de conhecimento teórico e prático na nossa sociedade, em especial no âmbito da temática das Cidades e Regiões Inteligentes”.

“É muito importante haver uma estreita colaboração entre o mundo universitário e a realidade das empresas, aproximando o sistema científico à indústria como garante da competitividade nacional. O crescimento futuro baseia-se na inovação, no desenvolvimento e investigação tecnológica, sendo de salientar que são os sectores com maior pendor tecnológico que atraem mais Investimento. Por isso, há um claro benefício mútuo numa ainda maior aproximação entre a AICEP e a AD NOVA IMS, com a consequente troca de informação e de experiências entre mundo académico e empresarial", refere Luís Castro Henriques, presidente do Conselho de Administração da AICEP.

Na sequência deste protocolo, a AICEP passa a considerar o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab da NOVA IMS como um parceiro das iniciativas que organizar na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis, para além de participar, de acordo com temas e agendas a acordar entre ambas, nas atividades de ensino e investigação na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis desenvolvidas pela Nova IMS.

No âmbito desta parceria, a NOVA IMS vai igualmente manter a AICEP informada sobre os projetos, produtos e iniciativas que vier a desenvolver na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis, para além de convidar aquela instituição a participar nos seminários tecnológicos e de investigação sobre tecnologias, produtos e serviços que vier a desenvolver na área das cidades e regiões inteligentes e sustentáveis.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial