Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Pontegadea volta a ser parceira da Repsol num ativo renovável: a central solar Kappa

29/07/2022
Pontegadea investiu 27 milhões de euros para adquirir 49% da Kappa, uma instalação solar de 126,7 MW em Manzanares (Ciudad Real). Esta operação avalia o ativo em 109 milhões, incluindo a dívida do projeto.
Imagen
A Repsol e a Pontegadea estabeleceram uma parceria noutro projeto de energias renováveis. A Pontegadea, um dos principais grupos de investimento privado do mundo, adquiriu uma participação de 49% no complexo fotovoltaico Kappa, em Manzanares (Ciudad Real), por 27 milhões de euros. Este investimento, numa instalação totalmente operacional desde 2021 e com uma capacidade total instalada de 126,7 MW, é a segunda transação em energias renováveis da empresa de Amancio Ortega, depois de ter assumido uma participação semelhante no parque eólico Delta da empresa multienergética em novembro passado.

O acordo avalia a Kappa em 109 milhões de euros, incluindo a dívida do projeto. A instalação é constituída por três fábricas: Perseo Fotón I, Perseo Fotón II e Perseo Fotón III. Tem 285.331 módulos solares e fornece eletricidade de fontes renováveis a 71.000 lares - ou 177.500 pessoas - evitando a emissão de cerca de 107.600 toneladas de CO2 para a atmosfera em cada ano, equivalente à absorção de dióxido de carbono de 13,5 milhões de árvores.

No passado 11 de novembro, a Pontegadea investiu 245 milhões de euros para adquirir uma participação de 49% no Delta, um parque eólico localizado na província de Saragoça.

Para a Repsol, esta é a terceira transação em que a empresa trouxe um parceiro minoritário, desde março de 2022. A Repsol incorporou a The Renewables Infrastructure Group (TRIG) na central fotovoltaica de Valdesolar (Valdecaballeros, Badajoz) com uma participação de 49%.

“Temos orgulho em reforçar a nossa aliança com a Pontegadea através de outra participação no capital de um segundo ativo renovável da Repsol. A sua confiança no nosso projeto permitir-nos-á continuar a crescer de forma constante neste negócio criado há pouco mais de três anos”, disse o CEO da Repsol, Josu Jon Imaz.

Roberto Cibeira, CEO da Pontegadea, adiantou: “esta segunda transação com a Repsol responde à estratégia global de investimento da Pontegadea, consolidando o compromisso ambiental que acompanha todas as atividades da nossa carteira e reforçando o nosso firme compromisso com a sustentabilidade, de mãos dadas com um parceiro de referência como a Repsol”.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial