Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bysteel promove curso de soldadura avançada para colmatar falta de mão-de-obra qualificada no setor

23/08/2022

Candidaturas abertas até final de agosto.

Imagen

A bysteel - empresa do dstgroup especialista em superestruturas em aço – volta, este ano, a promover o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Soldadura Avançada, que vai já na sua 4.ª edição, em colaboração com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e com apoio técnico do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade.

Para fazer face às atuais necessidades do setor, esta formação procura integrar, de forma rápida, os estudantes no mercado de trabalho. O curso tem a duração de dois anos letivos, período esse onde se incluem seis meses de estágio curricular remunerado pela bysteel e oportunidade de emprego. Nas três últimas edições, a taxa de empregabilidade das anteriores edições foi de 100%.

Com início a 3 de outubro, as inscrições podem ser feitas até ao final de agosto. Os alunos serão formados por docentes do IPCA e por profissionais especializados da bysteel para conceber, elaborar, coordenar e executar projetos de fabricação soldada, tendo em conta os diversos processos, equipamentos e materiais de adição.

Lecionado em regime pós-laboral, este curso destina-se a pessoas com uma formação mínima equivalente ao ensino secundário profissional de Nível 4, 12.º ano completo ou especialização tecnológica (CET). No final do curso, os estudantes serão capazes de propor soluções técnicas e economicamente competitivas, inspecionar e controlar a qualidade de construções soldadas e ainda desenvolver trabalhos de investigação científica no domínio da soldadura.

“Os diversos temas abordados nas aulas teóricas são colocados em prática durante o estágio, permitindo, desta forma, desenvolver capacidades enquanto soldador. Este curso foi fulcral para mim, melhorando bastante o meu futuro profissional na área”, comenta Mário Cardoso, estudante formado durante a terceira edição do curso.

Segundo Ricardo Portela, administrador da bysteel, “nos dias que correm, a procura por técnicos em soldadura avançada ultrapassa sobejamente a oferta no mercado de trabalho. Com este curso, conseguimos não só colmatar essa falta de mão de obra, como também formar os alunos com o perfil que necessitamos”.

O dstgroup e o IPCA têm, atualmente, na oferta conjunta de formação, cinco cursos técnicos superiores profissionais; dois em parceria com a bysteel e os restantes com a dstsolar, a dstelecom e a cari.

Mais informações aqui.

Aposta forte e concertada na formação

Para além destes cinco cursos, o dstgroup mantém também uma parceria com a Universidade do Minho dedicada a um curso focado nos aspetos técnicos dos sistemas de fachadas. À margem das formações técnicas, o grupo dst mantém ainda um protocolo com a Universidade Católica Portuguesa que envolve 350 engenheiros e economistas do grupo e se estende a áreas como a filosofia, as humanidades ou a psicologia.

“Ser apenas especialista de engenharia é muito curto. Queremos trabalhadores que partam em busca do bem, do belo e da verdade, três pilares essenciais. Por isso, insistimos muito nas formações técnicas avançadas, mas sem nunca esquecer as artes e as neurociências”, afirma José Teixeira, presidente do grupo.

Anualmente, o grupo promove mais de 50 estágios profissionais remunerados com empregabilidade garantida nas mais diversas áreas e em 2021 venceu o Prémio ObCig Empresas integradoras, ao atribuir 21 bolsas de estudo a jovens de etnia cigana do distrito de Braga.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial