Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Secas e altas temperaturas continuam a afetar a Europa

Seca: dicas para poupar água em casa

24/08/2022
KuantoKusta partilha sugestões práticas para os consumidores.
Imagen

Num momento em que os países e instituições europeias estão a implementar medidas mais apertadas para fazer face ao período de seca que se vive um pouco por toda a Europa, o comparador de preços KuantoKusta reuniu, no blog da sua página online, um conjunto de medidas e mudanças de hábitos que os consumidores portugueses podem aplicar no seu dia-a-dia de forma a poupar água e, naturalmente, reduzir o valor da sua fatura mensal.

1. Fechar a torneira quando não se precisa de água

Parece uma regra básica, mas é um hábito que muito poucas pessoas praticam. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, se lava a loiça, ou se aplica champô, pode traduzir-se numa poupança de água muito significativa - e consequentemente na fatura mensal. Existem ainda outras alternativas mais eficientes para algumas destas tarefas. Para lavar os dentes, por exemplo, pode optar-se por usar um copo de água, o que permite reduzir o consumo de água, por lavagem, de 14 litros para apenas 1 litro.

2. Detetar e reparar fugas de água

As fugas de água podem tornar-se autênticos pesadelos porque, para além de aumentarem drasticamente o desperdício de água, podem danificar móveis, paredes ou produtos se não forem detetadas atempadamente. Pelo menos uma vez por ano, é importante fazer uma breve revisão à canalização, torneiras, autoclismos e sistemas de rega. Mesmo as pequenas fugas, que nem sempre são facilmente visíveis, podem representar aumentos brutais no consumo de água.

3. Duches rápidos

Trocar banhos de imersão por duches rápidos, de cerca de 10/15 minutos, é uma regra essencial para não desperdiçar água em casa. E manter as torneiras fechadas enquanto se ensaboa o corpo ou se aplica o champô pode diminuir o consumo de água de 180 litros por um duche de 15 minutos de torneira aberta, para cerca de 60 litros.

4. Aproveitamento da água fria do banho

Para além de reduzir diretamente o consumo, é muito importante reaproveitar a água. Enquanto a água do duche não aquece, são desperdiçados vários litros que podem ser recolhidos em baldes ou alguidares. Esta água, que seria desperdiçada, pode ser usada para lavar o chão, regar plantas, ou substituir descargas do autoclismo. O mesmo truque pode ser aplicado à cozinha, reaproveitando a água usada para lavar legumes para regar plantas. Até a água retirada do depósito do desumidificador pode ser usada para o mesmo efeito.

5. Reduzir capacidade do autoclismo

É um truque antigo, mas muito eficaz: colocar uma garrafa de plástico cheia de água no depósito do autoclismo. Este pequeno gesto mantém as descargas a funcionarem em pleno e permite uma poupança substancial sempre que utilizamos o autoclismo. É também importante verificar com frequência que não existem fugas de água.

6. Utilizar corretamente os eletrodomésticos

Deve optar-se sempre por ligar as máquinas de lavar loiça ou roupa apenas quando as cargas estiveram completas. Além disso, optar pelos ciclos de lavagem mais curtos e de água fria. No caso da máquina de lavar a loiça, por exemplo, são várias as pessoas que pensam que este eletrodoméstico gasta muito mais água do que se a loiça fosse lavada à mão. Mas, em média, uma máquina de lavar a loiça gasta apenas entre 10 e 14 litros de água por ciclo. Quando se lava a loiça a mão, são gastos cerca de 8 a 12 litros de água, por minuto! Ao comprar uma máquina de lavar roupa ou máquina de lavar loiça, deve-se sempre verificar a etiqueta energética, que indica o consumo de recursos que terá o equipamento.

7. Instalar redutores de caudal

Os redutores de caudal instalados ou já incorporados em torneiras e chuveiros permitem poupar cerca de 50% de água sem afetar a pressão, comparando com as torneiras standard. Este pequeno investimento vai poupar muita água.

8. Não usar mangueiras para limpeza

Um dos principais erros cometidos ao cuidar de espaços exteriores, como pátios e jardins, é limpar os mesmos “à mangueirada”. A água deve servir apenas para lavar e não para varrer folhas, lixo ou resíduos acumulados. Para poupar água deve varrer-se primeiro os espaços com a ajuda de uma vassoura. Também nas lavagens de carros, deve-se usar um balde com água a maior parte da lavagem e reduzir ao máximo a utilização da mangueira.

9. Regar nos horários indicados

Tanto para quem utiliza sistemas de rega automáticos ou para quem rega plantas manualmente, é importante ter em atenção o horário escolhido para hidratar as plantas. Especialmente nos dias mais quentes, é importante garantir que a rega é feita ao final do dia ou logo de manhã cedo, quando as temperaturas estão mais amenas. Ao regar nas horas de mais calor, desperdiça-se imensa água que as plantas não chegam a absorver e que rapidamente evapora. No inverno, deve aproveitar-se a água da chuva e reduzir o consumo doméstico de água para regar.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial